telefone(85) 4009.6300
telefone Portal do Cliente

Meu Diploma SESI - Profissionalizante

Educação de Jovens e Adultos

Conquiste o diploma do Ensino Médio com o SESI combinado com um curso de qualificação profissional do SENAI. Por meio da metodologia Reconhecimento de Saberes, o SESI identifica os conhecimentos do aluno que contribuem para a conclusão do Ensino Médio em menos tempo.

  • Ensino Médio + Curso de Qualificação Profissional (Assistente de Controle de Qualidade em EAD).

Polos de aulas presenciais:

  • SESI Parangaba (Fortaleza): 85 4009.6300
  • SESI Sobral: 88 3677.8200
  • SESI Juazeiro do Norte: 88 2101.8400

Saiba mais sobre o Meu Diploma SESI:
O SESI é a única instituição de ensino autorizada pelo MEC para utilizar a metodologia Reconhecimento de Saberes na educação básica, modalidade EJA.


Conheça as perguntas mais frequentes sobre o Meu Diploma SESI (EJA):

O que é o MEU DIPLOMA SESI PROFISSIONALIZANTE?
Pessoas que tenham idade acima de 18 anos, já possuam o Ensino Fundamental concluído e desejam ampliar seus estudos, podem optar pelo MEU DIPLOMA SESI PROFISSIONALIZANTE, uma parceria entre SESI e SENAI para oferta de Educação Básica - Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, com reconhecimento de saberes - e Educação Profissional – na modalidade de Qualificação Profissional.

Qual é o público-alvo dos cursos?
O MEU DIPLOMA SESI PROFISSIONALIZANTE é aberto a todo trabalhador da Indústria e seus dependentes, desde que atendendo os seguintes pré-requisitos:

  • Ter a idade mínima de 18 anos;
  • Ter concluído o Ensino Fundamental Anos Finais.

O MEU DIPLOMA SESI PROFISSIONALIZANTE é gratuito?
Sim, é gratuito para o trabalhador da indústria e seus dependentes.

Como o SESI reconhece que o aluno interessado é trabalhador da indústria ou dependente de um trabalhador?
O trabalhador da indústria deverá comparecer ao polo portando seus documentos pessoais e comprovar vínculo com a indústria que trabalha por meio da apresentação de sua Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS.
O dependente deverá comprovar parentesco e apresentar a CTPS do seu parente que é trabalhador da indústria.

Quem são os dependentes do trabalhador da Indústria?
Entende-se por dependentes:

  • Cônjuge-Companheiro (a);
  • Filho (a) com deficiência, independente de idade;
  • Filho (a) com até 18 anos de idade, não emancipados;
  • Filho (a) com até 24 anos, estudante, solteiro.

“Estende-se a vinculação como dependente do trabalhador da indústria para filhos adotivos, netos, sobrinhos ou demais filiações, quando a guarda for concedida pela autoridade judiciária competente, não tendo efeito, por exemplo, indicações do Conselho Tutelar ou órgãos correlatos”.

De que forma o estudante cursa o Ensino Médio no SESI e o curso de Qualificação no SENAI? Onde acontecem as aulas?

Após realizar sua matrícula o estudante percorre as seguintes etapas:

  • Reconhecimento de Saberes do SESI – inicialmente, por meio de uma metodologia exclusiva, o SESI reconhece, valida e certifica as competências e habilidades que o adulto já possui. Ao final desta etapa, com carga horária de 35h, o estudante cursará, se necessário, o Ensino Médio para desenvolver somente as competências que ainda precisam ser desenvolvidas. 80% da carga horária do curso é desenvolvida a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do SESI, em interação com o professor tutor. No AVA, o estudante terá acesso aos conteúdos e atividades referentes a cada área do conhecimento que precise cursar.

    Exemplo: Na etapa do Reconhecimento de Saberes comprovou que possui todas as competências das áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Matemática. Contudo, há competências a desenvolver na área de Ciências da Natureza. Neste caso, assistirá aulas somente desta área, juntamente com aulas do curso de qualificação no SENAI.
  • Curso de Qualificação Profissional do SENAI - Enquanto realiza o Ensino Médio no SESI, após o Reconhecimento de Saberes, cursará o curso de Qualificação Profissional no SENAI, com carga horária de 180h, na modalidade a distância, com 80% da carga horária desenvolvida de forma online e 20%, reservadas à prática, de forma presencial, na Unidade ofertante.

Quando e como posso realizar minha matrícula?
O SESI e o SENAI CE realizarão divulgação do período de inscrições. Para trabalhadores da indústria e seus dependentes, a matrícula é realizada mediante a apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, Número do PIS, Uma Foto 3X4, Comprovante de escolaridade (caso tenha).

Onde realizo a matrícula?
A matrícula deverá ser realizada inicialmente no SESI, nas Unidades ofertantes, para que o estudante realize o Reconhecimento de Saberes.

  • Unidade SESI Parangaba;
  • Unidade SESI Sobral;
  • Unidade SESI Juazeiro do Norte;
  • Na indústria - podem procurar o RH da sua empresa.

Uma vez concluída a carga horária do Reconhecimento de Saberes, enquanto aguarda o resultado da análise, deverá realizar sua matrícula no SENAI para realização do curso de Qualificação Profissional, que será na mesma unidade em que cursará o Ensino Médio do SESI.

Quando começam as aulas?
Após o estudante realizar sua matrícula será encaminhado imediatamente para o Reconhecimento de Saberes, por meio do qual a equipe pedagógica do SESI identificará, reconhecerá e certificará as competências e habilidades que o estudante já possui.

Quais os dias de aulas nas unidades/polos?
As aulas poderão acontecer de segunda a sexta ou aos sábados, conforme cronograma a ser definido e divulgado pelo SESI e pelo SENAI no período de matrícula.

Qual é a duração do curso?
No SESI, a duração do curso é diferente para cada estudante, tendo em vista que, após terem sido identificadas as competências e habilidades que já possui, assistirá aulas para desenvolver somente aquelas competências que ainda não possui. No SENAI, a duração do curso de Qualificação é de 2(dois) meses.

Quando termina o curso?
No SESI, e estudante terminará o curso quando comprovar ou desenvolver pelo menos 60% das competências e habilidades do Ensino Médio, não existindo prazo determinado para conclusão.
No SENAI, ao final de dois meses, e tendo assistido aos momentos presenciais obrigatórios do curso, bem como tenha cumprido as atividades online, o estudante concluirá o curso.

Após concluir minhas atividades, como faço para receber meu certificado?
A secretaria da Escola SESI tem até 30 dias, após a conclusão do curso pelo estudante, para emitir o Certificado e o Histórico Escolar referente ao Ensino Médio.
No SENAI a certificação é digital, portanto, uma vez concluídos todas as avaliações do curso com êxito, o certificado será enviado por e-mail em até 7(sete) dias.
O recebimento do certificado em ambas as instituições está condicionado ao cumprimento de pelo menos 75% de frequência nos momentos presenciais e atividades online do curso, bem como rendimento igual ou superior a 60% no SESI e 70% no SENAI.

Os cursos têm material didático?
Todo o material didático dos cursos ficará à disposição do estudante na Plataforma de EaD, tanto no SESI quanto no SENAI. Os estudantes também terão à disposição materiais complementares para desenvolvimento do curso nas aulas presenciais, além da Biblioteca existente em cada um dos Polos.

Os cursos do SESI são autorizados pelo MEC?
Foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação – CNE, do Ministério de Educação – MEC, por meio do Parecer CNE-CEB n 01/2016, e apresentada ao Conselho Estadual de Educação – CEE, a Proposta Pedagógica do SESI para a EJA com oferta de Ensino Médio com reconhecimento de saberes.
Os cursos do SENAI são reconhecidos pelo MEC e muito bem aceitos pelo mercado.

Quais os requisitos mínimos meu computador precisa ter para acessar os cursos?
O estudante poderá acessar o conteúdo e atividades do curso em qualquer local e tempo, desde que tenha acesso à internet. Poderá também utilizar o Laboratório de Informática do Polo Unidade, sendo para este necessário comunicar o interesse junto à Coordenação Pedagógica do SESI ou do SENAI.

A configuração mínima do computador, indicada para acesso aos conteúdos e atividades é:

SISTEMA OPERACIONAL:
Windows XP ou superior;
MAC OS 10.5.2 (Leopard) ou superior;
Linux Ubuntu 6+ ou outras distribuições com suporte aos browsers homologados;
Android 4.0 ou superior;iOS (Obs.: Não executa arquivos Flash no formato .SWF).

NAVEGADORES: Google Chrome 20 ou superior (Preferencialmente)
Mozilla Firefox 18 ou superior
Internet Explorer 9 ou superior
Safari 3.1 ou superior

PLUGINS E SOFTWARES:
Flash player 11 ou superior
Java SE 1.6.45 ou superior

Problemas de acesso como: Usuário/senha bloqueado, esqueceu a senha, como proceder?
O estudante poderá entrar em contato com o Suporte da EaD por email: ead.suporte@sfiec.org.br

MEU DIPLOMA SESI PROFISSIONALIZANTE é feito in company?
É ofertado gratuitamente aos trabalhadores das indústrias e seus dependentes em nossas unidades:

  • Unidade SESI Fortaleza (Parangaba)
  • Unidade SESI Sobral
  • Unidade SESI Juazeiro do Norte

 



SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT