telefone(85) 4009.6300
telefone Portal do Cliente

Meu Diploma SESI - EJA

Educação de Jovens e Adultos

  • Ensino Fundamental - Anos Finais
  • Ensino Médio


Saiba mais sobre o Meu Diploma SESI:

O SESI é a única instituição de ensino autorizada pelo MEC para utilizar a metodologia Reconhecimento de Saberes na educação básica, modalidade EJA.

Nossos diferenciais:

  • Matriz Curricular adequada às características do aluno adulto e voltada para as necessidades do mundo do trabalho;
  • As competências e habilidades que o estudante possui garantem a sua certificação total ou parcial;
  • Infraestrutura completa para realização das aulas;
  • Maior flexibilidade no curso.

Polos de aulas presenciais:

  • SESI Parangaba (Fortaleza): 85 4009.6300
  • SESI Sobral: 88 3112.8300
  • SESI Juazeiro do Norte: 88 2101.8400

Conheça as perguntas mais frequentes sobre o Meu Diploma SESI (EJA):

1. O que é o Meu Diploma SESI?
É o Programa de Educação de Jovens e Adultos do SESI. O SESI oferta a modalidade de Educação de Jovens e Adultos para os níveis:

  • Ensino Fundamental Anos Finais – corresponde ao período que vai do 6º ao 9º ano, no sistema de oferta em séries anuais;
  • Ensino Médio

2. Qual é o público-alvo dos cursos?
O Meu Diploma SESI é aberto a todo trabalhador da Indústria e seus dependentes, desde que atendendo os seguintes pré-requisitos:

  • Ter a idade mínima de 15 anos para cursar o Ensino Fundamental Anos Finais;
  • Ter a idade mínima de 18 anos para cursar o Ensino Médio.

Neste ano de 2020, estão disponíveis vagas para comunidade, focando na qualificação da mão de obra e no desenvolvimento social para a indústria.

3. O Meu Diploma SESI é gratuito?
O Meu Diploma SESI é gratuito para o trabalhador da indústria e seus dependentes, bem como para a comunidade em geral. Após realizar sua matrícula o estudante percorre as seguintes etapas:

  • Reconhecimento de Saberes – inicialmente, por meio de uma metodologia exclusiva, o SESI reconhece, valida e certifica as competências e habilidades que o adulto já possui. Ao final desta etapa, que dura em média 2 meses, o estudante poderá receber seu certificado de conclusão do Ensino Fundamental – Anos Finais ou do Ensino Médio.
  • Curso – após a realização da etapa de Reconhecimento de Saberes, caso o estudante não comprove que possui todas as competências do nível requerido, assistirá aulas para desenvolver somente as competências que ainda não possui, referentes às 4 (quatro) áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.
    Exemplo: Na etapa do Reconhecimento de Saberes comprovou que possui todas as competências das áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Matemática. Contudo, há competências a desenvolver na área de Ciências da Natureza. Neste caso, assistirá aulas somente desta área.

4. Como o SESI reconhece que o aluno interessado é trabalhador da indústria ou dependente de um trabalhador?
O trabalhador da indústria deverá comprovar o vínculo com a indústria que trabalha por meio da apresentação de seus documentos pessoais e de sua Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS. O dependente deverá comprovar parentesco e apresentar a CTPS do seu parente que é trabalhador da indústria.

5. Quem são os dependentes do trabalhador da Indústria?
Entende-se por dependentes:

  • Cônjuge-companheiro (a);
  • Filho (a) com deficiência, independente de idade;
  • Filho (a) com até 18 anos de idade, não emancipados;
  • Filho (a) com até 24 anos, estudante, solteiro.

    “Estende-se à vinculação como dependente do trabalhador da indústria para filhos adotivos, netos, sobrinhos ou demais filiações, quando a guarda for concedida pela autoridade judiciária competente, não tendo efeito, por exemplo, indicações do Conselho Tutelar ou órgãos correlatos”.


6. Qual a modalidade de oferta do Meu Diploma SESI? Onde acontecem as aulas?
A etapa de Reconhecimento de Saberes é presencial (e ofertada de modo remoto, neste contexto de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus) e o estudante deve comparecer à escola SESI para realizá-la (no caso da oferta remota, precisa estar conectado às plataformas e aplicativos de mensagens para ter acesso as orientações). Após esta etapa, caso seja necessário cursar alguma área do conhecimento, o fará na modalidade a distância com 20% da carga horária da área em aulas presenciais, nas escolas. Os 80% restantes são desenvolvidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do SESI, em interação com o professor tutor. No AVA, o estudante terá acesso aos conteúdos e atividades referentes a cada área do conhecimento que precise cursar. Porém, atualmente por conta da pandemia de Coronavírus todas as aulas estão acontecendo remotamente.

7. Quando e como posso realizar minha matrícula?
A matrícula pode ser realizada a qualquer momento, não existindo período pré-determinado para realização. Para trabalhadores da indústria e seus dependentes e comunidade, a matrícula é realizada mediante a apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, Número do PIS, Uma Foto 3X4, Comprovante de escolaridade (caso tenha).

8. Onde realizo a matrícula?
A matrícula pode ser realizada diretamente nas Escolas SESI (localizadas em Fortaleza, Juazeiro e Sobral) (ou em locais indicados nos veículos de comunicação usados no momento da divulgação em outros municípios) ou na indústria, em contato com o setor de RH, caso haja parceria firmada entre o SESI e a indústria em que o estudante trabalha.

  • Escola SESI Fortaleza (Parangaba)
  • Escola SESI Sobral
  • Escola SESI Juazeiro do Norte
  • Na indústria - pode procurar o RH da empresa

OBS: Neste contexto de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus a matrícula poderá ser realizada por meio do preenchimento da ficha de Inscrição em formulário disponível na Central de Atendimento ou pelo Link https://forms.gle/EJwkR8vTrJn4F5pz9

10. Quando começam as aulas?
Após o estudante realizar sua matrícula receberá o contato do coordenador pedagógico responsável pelo acompanhamento da turma na qual foi matriculado, momento em que receberá as informações de data de início das atividades da turma, dias e horários.

11. Quais os dias de aulas nas unidades/polos?
No recebimento do Plano de Intervenção Individual, o aluno receberá o calendário de aulas.

12. Qual é a duração do curso?
A duração do curso é diferente para cada estudante, tendo em vista que, após terem sido identificadas as competências e habilidades que já possui, assistirá aulas para desenvolver somente aquelas competências que ainda não possui.

13. Quando termina o curso?
O estudante terminará o curso quando comprovar ou desenvolver as competências e habilidades para o nível requerido, não existindo prazo determinado para conclusão.

14. Após concluir minhas atividades, como faço para receber meu certificado?
A secretaria da Escola SESI tem até 30 dias, após a conclusão do curso pelo estudante, para emitir o certificado e o histórico.

15. Os cursos têm material didático?
Todo o material didático do curso ficará à disposição do estudante nas plataformas utilizadas pelo SESI e também será disponibilizado através dos aplicativos de mensagens. Os estudantes também terão à disposição materiais complementares para desenvolvimento do curso nas aulas presenciais, além da Biblioteca existente em cada um dos Polos.

16. Os cursos do SESI são autorizados pelo MEC?
A Proposta Pedagógica do SESI para a EJA foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação – CNE, do Ministério de Educação – MEC, por meio do Parecer CNE-CEB n 01/2016, e apresentada ao Conselho Estadual de Educação – CEE.

17. Quais os requisitos mínimos meu computador precisa ter para acessar os cursos?
O estudante poderá acessar o conteúdo e atividades do curso em qualquer local e tempo, desde que tenha acesso à internet. Poderá também utilizar o Laboratório de Informática da Escola, sendo para este necessário comunicar o interesse/necessidade junto à Coordenação Pedagógica.

A configuração mínima do computador, indicada para acesso aos conteúdos e atividades é:

SISTEMA OPERACIONAL:
Windows XP ou superior;
MAC OS 10.5.2 (Leopard) ou superior;
Linux Ubuntu 6+ ou outras distribuições com suporte aos browsers homologados;
Android 4.0 ou superior;iOS (Obs.: Não executa arquivos Flash no formato .SWF).

NAVEGADORES: Google Chrome 20 ou superior (Preferencialmente)
Mozilla Firefox 18 ou superior
Internet Explorer 9 ou superior
Safari 3.1 ou superior

PLUGINS E SOFTWARES:
Flash player 11 ou superior
Java SE 1.6.45 ou superior

18. Problemas de acesso como: Usuário/senha bloqueado, esqueceu a senha, como proceder?
O estudante poderá entrar em contato através do telefone (85) 3421-5869 ou pelo e-mail ead.suporte@sfiec.org.br

19. Meu Diploma SESI é feito in company?
Atendemos gratuitamente aos trabalhadores das indústrias e seus dependentes em nossas unidades:

  • Unidade SESI Fortaleza (Parangaba)
  • Unidade SESI Sobral
  • Unidade SESI Juazeiro do Norte

Porém, caso seja do interesse da empresa investir para comunidade, a mesma poderá solicitar o serviço à área de negócios (abrir demanda PJ).



SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT