telefone(85) 4009.6300

Exposições do Museu da Indústria encantam visitantes nas visitas guiadas

13/01/2023 - 11h01

O ano começou com a reabertura do Museu da Indústria para a visitação gratuita a duas exposições em cartaz. Os visitantes são guiados, no térreo, pelos espaços da exposição “Eletricidade: história, memória e futuro do patrimônio energético no Ceará”. E, no primeiro piso, pela exposição “Carnaúba - Árvore da Vida”.

Localizado num importante ponto histórico e turístico de Fortaleza, o Museu da Indústria é um equipamento cultural que atrai pessoas de dentro e de fora da capital. A arquiteta goiana Amanda Marinho, residente em São Paulo (SP), aproveitou as férias no Ceará para conhecer as exposições.

“Um amigo meu mora aqui e indicou o Museu, inclusive, por conta da exposição da carnaúba que fala bem da origem da cidade e a importância da planta na região. A exposição sobre a eletricidade também é bem legal e dinâmica. Eu acho que é muito importante a gente vir aqui e, além de conhecer as praias e todas as belezas, entender um pouquinho sobre como funciona a região”, afirma.

O professor Fabrício Figueiredo Oliveira é cearense, mas mora em Mossoró (RN). Ele levou algumas crianças para a visita guiada. “Na exposição da eletricidade, as crianças de 8 e 6 anos ficaram maravilhadas, fazendo as experiências. Essa ideia de um museu interativo é fantástica. Na frente da casa do avô deles, em Itapipoca, tem um carnaubal onde o pessoal, periodicamente, vai retirar as palhas da carnaúba. Lá, eles viram e, vindo aqui no museu, descobrem tudo o que pode ser feito com essa planta, construindo o conhecimento”.

Além das exposições, o Museu da Indústria também conta com um espaço gastronômico, o bistrô Aconchego, aberto de terça a sábado, de 11h30 às 16h30, e aos domingos, de 8h30 às 16h30.

Saiba mais sobre as exposições

⚡ Eletricidade: história, memória e futuro do patrimônio energético no Ceará

A exposição, que ocupa o maior salão do Museu, destaca, em sua concepção, o aprendizado sobre as matrizes energéticas, a preservação do nosso meio ambiente e como, enquanto consumidores e cidadãos, podemos ser responsáveis e proativos nesta conta do consumo de energia versus preservação ambiental. Retrata, ainda, um olhar para o amanhã, pois trata de fatos desde a chegada da energia elétrica no Estado, seu desenvolvimento local, até as inovações como o hidrogênio verde, tido como a energia do futuro.

🌴 Carnaúba - Árvore da Vida

A exposição conta a história da planta, seus usos e o papel no desenvolvimento do Ceará, desde a década de 1940. A exposição mostra, em painéis de imagens, textos, expositores e maquetes, a importância da carnaúba para o estado. Co-patrocinada pela SC Johnson, passeia por aspectos botânicos, geográficos e de história para valorizar esta planta como símbolo do estado e fortalecer o sentimento de pertencimento dos cearenses com seu patrimônio histórico e natural. Aborda ainda os benefícios da planta, o processo de transformação do pó em cera, os instrumentos utilizados, as tonalidades, o valor econômico e os cearenses que se destacaram neste setor.

SERVIÇO

📍 Museu da Indústria
- Local: R. Dr. João Moreira, 143 - Centro (clique aqui para abrir no Mapa)

🕘 Horários:
- De terça-feira* a sábado, das 9h às 17h, com entrada até às 16h30;
- Domingos: das 9h às 13h, com entrada até às 12h30.
*Nas últimas terças-feiras de cada mês, o museu fica fechado para visitação.

🙋 Visitação guiada:
- Quintas, sextas e sábados: às 10h30 e às 13h30
- Domingos: 10h30.
A capacidade máxima de grupos é de 30 pessoas, por ordem de chegada.

🗓️ Agendamento de grupos:
(85) 3201-3901

Clique nos links das redes sociais do Museu da Indústria, logo abaixo:

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright