telefone(85) 4009.6300

Gabriela Brilhante, estudante da escola SESI SENAI, conquista cinco medalhas na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2022

29/11/2022 - 12h11

Entre os dias 22 e 25 de novembro, foi realizada a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2022, em São Paulo (SP). E Gabriela de Mesquita Brilhante, estudante da escola SESI SENAI Parangaba, foi um dos grandes destaques da competição, trazendo cinco medalhas, sendo duas de ouro e três de prata. Na classificação geral, estas foram as conquistas de Gabriela, na classe S9:

🏊🏼‍♀️ Prova: 100m peito
🥇 Medalha: Ouro

🏊🏼‍♀️ Prova: 200m medley
🥇 Medalha: Ouro

🏊🏼‍♀️ Prova: 50m livre
🥈 Medalha: Prata

🏊🏼‍♀️ Prova: 100m costas
🥈 Medalha: Prata

🏊🏼‍♀️ Prova: 100m livre
🥈 Medalha: Prata

“Fiquei muito feliz com os resultados! Em todas as provas, eu melhorei meu tempo, o que mostra que esses últimos treinos intensos, treinando até em feriados e domingos, valeram muito a pena. Agradeço pelo apoio da minha escola SESI Parangaba e dos meus técnicos”, disse a atleta

Gabriela está entre os atletas que recebem apoio da FIEC, através do SESI Ceará. Em setembro deste ano, ela recebeu, das mãos do Presidente Ricardo Cavalcante, uma bolsa integral de estudos para todo o ano de 2023, na Escola SESI SENAI Parangaba, onde já cursa Desenvolvimento de Sistemas.


Saiba Mais:


Conheça Gabriela Brilhante

Gabriela tem 15 anos de idade, é paratleta de natação e estudante do 1º ano do Ensino Médio, na Escola SESI SENAI da Parangaba, em Fortaleza. Ela é portadora de uma deficiência chamada agenesia transversal de membros superiores, uma condição física que acontece ainda na formação do embrião, durante a gestação. Com isso, Gabriela nasceu sem parte do antebraço esquerdo. Segundo a mãe dela, Júlia Mesquita, a limitação física não impediu a filha de praticar atividades para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras. “A Gabi chegou a fazer natação, entre os 5 e 6 anos de idade. Também fez dança, adorava dançar jazz. Depois, ela voltou a treinar natação, em 2021. Hoje, ela é da Federação Cearense de Desportos Aquáticos, a FCDA”, comenta.

Em casa, as medalhas se acumulam, resultado de competições dentro e fora do Ceará. Para encarar estes desafios, a paratleta conta também com apoio de duas instituições fundamentais: o SESI Ceará e a Associação D’eficiência Superando Limites (ADESUL), que tem programas de atendimento a paratletas, em 13 modalidades esportivas, em Fortaleza e Região Metropolitana.

Sobre as Paralimpíadas Escolares 2022

O evento esportivo aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), e contou com a participação de cerca de 1.300 atletas de 26 unidades da federação – a exceção é o Piauí.

Esta edição contou com 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e tiveram a sua primeira edição em 2009.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright