telefone(85) 4009.6300

Comitiva nacional do SENAI visita Fortaleza para ver de perto a implantação do Novo Ensino Médio nas escolas SESI SENAI Ceará

23/11/2022 - 21h11

Nesta quarta-feira, 23/11, uma comitiva do Departamento Nacional do SENAI iniciou visita a Fortaleza, com o objetivo de conhecer de perto o sucesso do desenvolvimento e da implementação das metodologias do Novo Ensino Médio, com o pioneirismo das escolas SESI SENAI no Ceará. O foco maior foi dado ao chamado “Itinerário 5” que diz respeito à Formação Técnica e Profissional dos estudantes.

Fazem parte desta comitiva: Sérgio Moreira, Diretor Adjunto do SENAI Nacional; Cláudio de Moura Castro, Economista e Consultor em Educação do SENAI; e Felipe Morgado, Superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI.

Para Sérgio Moreira, a FIEC tem um papel protagonista, quando o assunto é fomentar a educação. “Aqui, no Ceará, nós estamos aperfeiçoando esse método e, certamente, será uma grande contribuição para todo o Sistema SESI SENAI. Além disso, estamos gerando a possibilidade de uma grande parceria com as escolas públicas do país que precisam implantar o Itinerário 5 e não têm meios, nem conhecimento, nem tradição, nem custo suficiente para fazê-lo. Por isso, eu ressalto a qualidade e o pioneirismo do Sistema FIEC. Agradeço ao Presidente Ricardo Cavalcante e ao Paulo André Holanda pela acolhida”, afirma.

A visita começou pela Casa da Indústria. A recepção foi realizada pelo 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado - que representou também o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. Em seguida, os integrantes do Departamento Nacional foram para a escola SESI SENAI Parangaba, onde conheceram as estruturas e a didática do Novo Ensino Médio, apresentadas pela Gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente, pela Gerente de Educação e Cultura do SESI Ceará, Ana Paula Pinho, e pelo Coordenador de Educação do SESI Ceará, Paulo Roberto Silva.

De perto, a comitiva conheceu parte do corpo docente e viu como a robótica, a ciência e a Cultura Maker fazem parte do dia-a-dia e do aprendizado dos estudantes, desde o Ensino Fundamental, preparando-os com uma formação robusta e voltada para o mundo do trabalho, valorizando seu protagonismo. A rede de Escolas SESI SENAI foi a primeira, no país, a iniciar a implementação do novo sistema, ainda em 2018, nos estados do Ceará, Alagoas, Bahia, Goiás e Espírito Santo. A primeira turma a cursar esse novo sistema completo, do 1º ao 3º ano, formou-se em 2020, dois anos antes da obrigatoriedade da matriz curricular entrar em vigor.

“Como pioneiros da implantação do Novo Ensino Médio no Ceará - e um dos cinco Departamentos Regionais a implantar o piloto, no Brasil - nos sentimos honrados em receber esta comitiva. Mostra o potencial que o Ceará tem para contribuir com a melhoria dos indicadores de educação. A oferta do eixo profissionalizante na rede SESI SENAI comprova o diferencial e tem trazido resultados, além de atender às expectativas dos jovens”, afirma Sônia Parente, ao enfatizar dados da pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha que mostram que 98% dos jovens brasileiros que estudam em escolas públicas concordam que devam ser preparados para o mercado de trabalho ainda no Ensino Médio, com a possibilidade de escolher uma área para aprofundar os estudos, durante este processo. A pesquisa ainda conclui que a maioria desses estudantes (94%) acredita que usar mais a tecnologia nas aulas poderia ajudar a melhorar a qualidade da escola.

Em seguida, à tarde, a comitiva seguiu para a Unidade SESI SENAI Barra do Ceará, onde foi recebida por estudantes do Laboratório de Realidade Virtual, com a apresentação de seus projetos. Depois, outros laboratórios foram visitados, como os de Instalações Elétricas Prediais, Automação, Sistemas Fotovoltaicos, Automação e de Energias Renováveis.

“Destacamos o esforço por parte dos professores e instrutores em trabalharem, de maneira interdisciplinar e sinérgica, para introduzir os estudantes à inovação, à criatividade e ao desenvolvimento de projetos”, enfatizou Felipe Morgado.

Palavras do especialista

O consultor especial em Educação Cláudio de Moura Castro demonstrou satisfação ao ser apresentado às unidades SESI SENAI e perceber o papel ativo das nossas instituições em promover educação inovadora e de qualidade. “Obrigado pela chance de ver algo que está sendo construído, numa área em que o Brasil está particularmente atrasado, que é o Ensino Médio. Cabe aos agentes dinâmicos essa tarefa de criar um novo Ensino Médio atraente para os alunos e eficaz, do ponto de vista econômico. O que vi, hoje, é muito encorajador. Minha tese é de que as grandes mudanças no ensino brasileiro virão de instituições como SESI e SENAI, que são estáveis, com orçamento e coragem para fazer o que há de ser feito. Fico muito feliz em saber que o SESI e o SENAI do Ceará estão cumprindo esta missão.”

Energias do futuro

Energias renováveis também foram foco da visita, principalmente nos laboratórios da unidade da Barra do Ceará que reforçam os investimentos da FIEC em preparar o nosso estado para a urgente necessidade de criar soluções sustentáveis na geração de energia limpa. É com a participação da nossa Federação, através da articulação do Presidente Ricardo Cavalcante, que o Ceará é visto pelo resto do país e pelo mundo como um grande destaque, quando o assunto é geração de Hidrogênio Verde.

“Quero deixar minha admiração com esse belíssimo trabalho que a FIEC tem feito (com SESI, SENAI, IEL e Sindicatos) de focar nas energias renováveis. Todos nós sabemos que o Ceará, com suas condições geográficas e ambientais, é um celeiro para o Brasil nas energias solar e eólica. Além delas, o Ceará está se tornando também pioneiro na energia que vem para o futuro do mundo, o Hidrogênio Verde”, comentou Sérgio Moreira.

De volta à Casa da Indústria, o Economista Cláudio de Moura Castro conheceu o Observatório da Indústria, apresentado por Lais Veloso Cavalcante, Especialista de Inteligência Competitiva.

Também participaram da recepção à comitiva: Roseane de Oliveira Medeiros - Vice-Presidente da FIEC; Sérgio Lopes - Superintendente de Relações Institucionais da FIEC; Sampaio Filho - Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e Líder do Observatório da Indústria; Carlos Mesquita - Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia; Catarina Sabino - Coordenadora da UNEC/SESI; Manoella Amaro - Assessora Especial do SESI Ceará; Walaci Fialho - Assessor Especial do SENAI Ceará; e Richell Martins - Assessor de Comunicação do Sistema FIEC/SESI.


 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright