telefone(85) 4009.6300

SESI Ceará realiza LIVE sobre o panorama do SST no Brasil, amanhã 28/4

27/04/2021 - 17h04

Nesta quarta-feira, 28/4, Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, às 17h, o SESI Ceará realiza no seu canal no Youtube a LIVE “Panorama da Segurança e Saúde do Trabalho (SST) no Brasil: Perspectivas & Expectativas da Área Prevencionista” com o convidado Robson Spinelli, doutor em Engenharia de Produção, mestre em Ciência Ambiental, físico nuclear pesquisador com mais 36 anos no Fundacentro.

Essa ação, mediada pelo Dr. Alexandre Lima, médico do Trabalho SESI Ceará, faz parte das atividades desenvolvidas este mês pela Casa em alusão ao Movimento Abril Verde, que engloba ações de conscientização relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador brasileiro.

Pautas
A gestão de riscos ocupacionais estará entre os temas abordados pelo doutor Robson Spinelli. “Assim como as influências que estamos vivendo no mundo do trabalho perante a pandemia, que implica em home office e questão da saúde mental. E, ainda, perspectivas do que pode acontecer para melhorar um pouco essa sinalização de estresse e ansiedade que estamos vivenciando”, antecipa Spinelli.

Alexandre Lima acrescenta que outros assuntos como diferenças entre emprego formal e o informal na área, terceirização na pandemia, informatização, novas normas e estatísticas também serão abordados. E, ainda, a origem do Abril Verde e sua importância para área de SST e para sociedade de forma geral. “Além do tema envolver médicos, engenheiros, ergonomistas e técnicos é uma preocupação da sociedade, pois quando o custo do acidente de trabalho cai no INSS a sociedade inteira paga. O acidente de trabalho é muito desinteressante e custoso”, reforça o mediador.

Atualmente o SESI Ceará disponibiliza diversos serviços na área da saúde e segurança do trabalho, englobados no Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT), Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e no Programa de Controle e Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Veja aqui os serviços de Saúde e Segurança no Trabalho do SESI Ceará.  

Saiba mais
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de um acidete ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, no ano de 2005.

Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho, a cada minuto ocorre um acidente de trabalho. Também é registrada uma morte por acidente de trabalho a cada 3 horas e 40 minutos. Além disso, os números da Previdência Social registraram cerca de 700 mil casos de acidentes ocupacionais no País, entre 2018 e 2019.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright