telefone(85) 4009.6300

Começa o 5º Congresso da Rede SESI, SENAI e IEL de Educação

01/04/2021 - 11h04

Teve início ontem (31/3) o 5º Congresso de Educadores da Rede SESI, SENAI, IEL Ceará. O evento busca, anualmente, promover debates sobre boas práticas desenvolvidas a partir dos portfólios de Educação desenvolvidos por estas instituições, incentivar a pesquisa, assim como buscar os caminhos para atuar, de forma responsável, no desenvolvimento das pessoas, preparando-os para os desafios impostos pelo mercado de trabalho. As equipes de Educação do SESI, SENAI e IEL de todo o Ceará participam do evento, assim como empresas convidadas e instituições parceiras. Esta edição acontece toda online.

Com o tema “Aprendizagem personalizada: criando pontes entre a educação do presente e do futuro”, o Congresso tem como objetivo provocar os participantes a refletirem sobre as mudanças ocorridas em todos os segmentos da nossa sociedade, notadamente a partir do cenário de pandemia instaurado globalmente a partir de 2020, que ainda atinge o mundo inteiro, e os impactos e provocações advindos desse cenário.

A abertura do evento aconteceu com o painel Empreendedorismo Inovador, com a participação do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; da empresária Luiza Helena Trajano; da empresária Annete de Castro; do Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; da Superintendente do SESI Ceará, Veridiana Soárez; e da Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes.

A programação da tarde incluiu apresentação de trabalhos científicos das equipes de Educação do SESI, SENAI e IEL. Logo em seguida, teve início o Trend Talks, uma série de palestras sobre os mais variados temas ligados à Educação. A head de RH e especialista em Aprendizagem e Inovação, Ana Paula Arrais, abordou Aprendizagem Autodirigida - O protagonismo é seu. O diretor de inovação da Associação Brasileira de Recursos Humanos e consultor, Moisés Santos; falou sobre as cinco competências para uma educação cada vez mais digital. O novo Ensino Médio foi tema da palestra do gerente executivo de Educação do Departamento Nacional do SESI, Wisley Pereira. O professor, palestrante e organizador do livro "Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, Fernando Trevisani, encerrou a tarde de apresentações.

Eventos no Congresso
Ontem (31/3) a noite, a partir de 18h30, acontece a colação de grau de 227 alunos do SENAI Ceará. Além desse evento, outros acontecem dentro da programação do Congresso: Simpósio Regional de Educação de Jovens e Adultos da Rede SESI (Simpeja), Fórum de Aprendizagem Industrial e Feira das Profissões SENAI IEL de Oportunidades.

Dentro do Congresso, há uma feira de exposição, com estandes virtuais da FIEC, SESI, SENAI e IEL Ceará. Neles, as casas apresentam suas ações, atividades, objetivos, principais projetos e produtos.

Programação do dia 1/4

AUDITÓRIO PRINCIPAL - WALDYR DIOGO
9h - Café & Parceiros
10h - Apresentação dos Produtos das Casas SESI SENAI IEL
10h às 10h20 - Apresentação SESI
10h30 às 10h50 - Apresentação SENAI
11h às 12h - Apresentação IEL

AUDITÓRIO - JOSÉ FLÁVIO COSTA LIMA
13h - SIMPEJA - SESI

AUDITÓRIO - WALDYR DIOGO
13h - Fórum de Aprendizagem - SENAI

AUDITÓRIO - LUIZ ESTEVES NETO
13h - Feira das Profissões - SENAI IEL de Oportunidades

17h - Encerramento para todos os participantes

Saiba mais
Na mesma proporção em que houve mudanças no comportamento social, o cenário exigiu novas posturas, novos conhecimentos, novas soluções, novas competências dos profissionais de todos os segmentos da sociedade. As transformações no mercado de trabalho e na educação foram grandes em muitos aspectos, notadamente desvelando a grande desigualdade social que vemos em nosso país e o quanto isso impacta nas estratégias adotadas pelas instituições.

Transitando do presencial para o remoto, do quadro branco e pincel para as plataformas de web conferência e ambientes virtuais de aprendizagem, dos escritórios para o home-office, ficou constatado que não se trata somente de inserir esta ou aquela tecnologia e/ou metodologia no contexto da sala de aula ou do ambiente laboral. Para além das mudanças estruturais, a mudança de paradigma é mais urgente do que se imagina.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT