telefone(85) 4009.6300

SESI Ceará ministra palestra sobre Alcoolismo e Tabagismo a indústrias cearenses

26/02/2021 - 10h02

O Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) está ofertando palestras sobre Alcoolismo e Tabagismo às indústrias cearenses. A ação é realizada de forma remota. 

O assunto, que é uma preocupação antiga da Organização Mundial da Saúde, ganha ainda mais relevância no contexto da pandemia de Covid-19, cuja curva de crescimento segue aumentando no Ceará. Isso porque o consumo de álcool, de tabaco e de alimentos industrializados tornaram-se mais  frequentes durante a pandemia, de acordo com uma pesquisa feita com 45 mil brasileiros adultos por pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Os dados foram obtidos por meio do inquérito de saúde ConVid – Pesquisas de Comportamento, um questionário aplicado pela internet com indivíduos acima de 18 anos de todos os níveis de escolaridade e regiões do país.

Conforme o estudo, 18% das pessoas relataram aumento no consumo de álcool e 34% de tabaco na pandemia. Na ingestão de bebidas alcoólicas, os maiores aumentos foram registrados na faixa etária de 30 a 39 anos (24,6%) e de 18 a 29 anos (18,6%). Esses acréscimos foram associados à frequência de se sentir triste ou deprimido. Dos que relataram maior uso, 24,2% se sentiram dessa forma sempre que beberam.

A palestra ministrada pelo SESI Ceará borda os seguintes pontos:

- Aspectos históricos, socioculturais e epidemiológicos do consumo de álcool e tabaco no Brasil e no mundo;
- Conceitos relacionados às substâncias;
- Fatores de risco e de proteção;
- Características dos usuários;
- Efeitos agudos e crônicos;
- Consequências no comportamento individual, social e familiar;
- Doenças relacionadas.

SAIBA MAIS AQUI ou LIGUE (85) 4009.6300

Sobre o SESI Ceará

O SESI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará, por meio de soluções em saúde, qualidade de vida e educação. O SESI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT