telefone(85) 4009.6300

Museu da Indústria oferta Mediação Virtual gratuita para escolas de todo Brasil

11/12/2020 - 17h12

O Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), criou uma nova forma de interação com o público durante a pandemia do novo coronavírus: as mediações virtuais. Escolas de todo Brasil podem agendar gratuitamente a mediação para todas as séries do Ensino Fundamental e Médio, de forma segura, interativa e ao vivo.

"Antes do contexto atual, a ideia de maior de ludicidade e interação tornava-se a tônica das exposições. Tudo isso foi mudado com a pandemia do novo coronavírus. O contato do visitante com os museus precisou ser repensado", explica a supervisora do Núcleo Educativo do Museu da Indústria, Aline Lima.

A ideia surgiu para manter o atendimento aos grupos escolares, que são a maioria do público do Museu da Indústria. A virtualização dos museus é anterior à pandemia, mas a mediação virtual do equipamento cearense é diferente.

São três as opções de temas da Mediação Virtual: O edifício do Museu da Indústria e Fortaleza do século XIX; Carnaúba: a árvore da Vida e o bioma Caatinga; e O papel das artes através das releituras do quadro Monalisa.

A ação consiste no mediador, presente no Museu da Indústria, entrar na sala de aula virtual disponibilizada pelo(a) professor(a) ou criada pelo Museu e repassada a ele(a). A partir daí os mediadores iniciam a interação, fazendo perguntas e desenvolvendo o roteiro pensado anteriormente. A ideia principal é aproximar o máximo possível o visitante do espaço do Museu.

A ferramenta, de acordo com Aline Lima, possibilita a aproximação do público neste momento de pandemia e encurta distâncias. Já foram realizadas mediações para grupos de Caucaia, Iguatu, no Ceará, e da cidade de São Paulo.

A Mediação Online é ofertada para grupos de 15 a 40 pessoas, de terça a sexta, de 9h às 16h e aos sábados de 9h às 13h. Para agendar, basta entrar em contato pelo telefone (85) 3201-3901 ou pelo e-mail museu.educativo@sfiec.org.br.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT