telefone(85) 4009.6300

SESI Ceará retoma natação infantil nesta segunda-feira (31/8)

31/08/2020 - 09h08

O Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) está retomando nesta segunda-feira (31/8) as aulas de natação voltadas para crianças de 6 a 10 anos. Em todas as unidades, em Fortaleza e Maracanaú, o SESI Ceará está seguindo os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde,  Ministério da Saúde, Conselho Regional de Educação Física (CREF5) e  Governo do Estado do Ceará.

"Nossas turmas para essa faixa etária costumam ter 20 alunos, mas agora vamos nos limitar a 7 alunos. Nossas piscinas são grandes e respeitamos o distanciamento social. Acreditamos na capacidade técnica e criatividade dos nossos professores, e também na contribuição que estamos dando às famílias neste momento tão complicado", explica Felipe Juvêncio, analista do SESI Barra do Ceará. 

Do ponto de vista emocional, o público infantil tem sido um dos mais impactados com a pandemia. Um levantamento realizado na província chinesa de Xianxim com 320 crianças e adolescentes revela os efeitos psicológicos mais imediatos da pandemia: dependência excessiva dos pais (36% dos avaliados), desatenção (32%), preocupação (29%), problemas de sono (21%), falta de apetite (18%), pesadelos (14%) e desconforto e agitação (13%). 

Para a psicóloga infantil do SESI Ceará, Livia Ferreira Lima Dantas, além do medo de adoecer, as crianças têm enfrentado o receio de perder um ente querido. "Existem também questões, como a mudança drástica da rotina, que favorecem comportamentos de regressão, como voltar a fazer xixi na cama, voltar a dormir com responsáveis e birras. Assim como agitação provocada pela perda de liberdade, insegurança e insônia", explica a psicóloga.

Segundo Livia, os maiores desafios para os responsáveis têm sido encontrar meios de preencher o tempo das crianças com atividades que estimulem o desenvolvimento infantil e lidar com o desinteresse das crianças pelas aulas remotas. "Uma boa alternativa se dá pela matrícula da criança em atividade física, favorecendo que a criança tenha uma rotina com maior socialização, que é essencial para essa fase de vida, além de trazer maior desenvolvimento psicomotor e afetivo, a atividade física pode possibilitar uma maior disciplina que contribui inclusive para os estudos", explica.

O SESI Ceará está preparado para receber as crianças e suas famílias, tanto na natação quanto, em casos mais delicados, para acompanhamento psicológico infantil. Ambas as atividades já foram liberadas, por meio de decreto, pelo Governo do Estado do Ceará.

MAIS INFORMAÇÕES: (85) 4009.6300

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT