telefone(85) 4009.6300

SESI Ceará realiza testes rápidos de COVID-19 para colaboradores de indústrias

23/06/2020 - 13h06

O SESI Ceará, sempre alinhado às necessidades das indústrias cearenses, iniciou nesta segunda-feira (23/6) a testagem rápida de trabalhadores industriais para a COVID-19. O exame faz parte das inúmeras ações do plano de prevenção e contingência no combate ao novo coronavírus, que tem por objetivo a triagem, monitoramento e manutenção da saúde do trabalhador. Os serviços são pagos e estão disponíveis apenas para pessoas jurídicas.

Segundo o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, precisamos oferecer às empresas mecanismos de atenção e cuidado com os trabalhadores das indústrias. “Neste momento tão incerto, estamos cada vez mais próximos às necessidades das indústrias no que diz respeito a análise e gestão da saúde como forma de proteção coletiva e retorno seguro ao trabalho. O SESI Ceará, atento às necessidades das indústrias cearenses, amplia seu escopo de atendimento na oferta de serviços de Atenção Primária à Saúde”, afirma o presidente.

Entre os serviços que compõem o plano do SESI, ofertados aos clientes, estão: teletriagem; triagem clínica; teleatendimento; consultas com clínico geral e aplicação de testes.

"É importante explicar que o SESI realiza a testagem, mas não se restringe a isso. Preparamos e disponibilizamos, enquanto entidade de âmbito nacional, protocolo completo que abrange triagem, testagem e monitoramento da saúde dos trabalhadores, perfazendo um ciclo de cuidado que visa o retorno e a continuidade das atividades produtividades de forma segura para a empresa e seus empregados. Esses serviços são ofertados juntos ou isoladamente", explica Kassandra Morais, gerente de Segurança e Saúde para a Indústria do SESI Ceará. 

O teste rápido é um exame de sorologia que detecta os anticorpos produzidos em resposta à infecção. O teste avalia anticorpos IgM e IgG, ou seja, identifica se o organismo do paciente está produzindo anticorpos (IgM) e ou já produziu (IgG). O tempo estimado para coleta e recebimento do laudo é de apenas 15 a 20 minutos.

É o teste mais adequado para o trabalhador que deseja retornar às atividades, pois tem um intervalo de detecção maior, devendo ser aplicado a partir do 7º dia de sintomas ou após outros elementos que gerem suspeitas de contágio, sem que haja um limite determinado para que o teste deixe de ser efetivo na apresentação de resultados de anticorpos IgG, que identifica os casos em que já foi estabelecida a formação de anticorpos de imunidade.

O serviço será ofertado pelas unidades do SESI em Maracanaú, Centro, Sobral e Juazeiro do Norte. O SESI Parangaba atenderá apenas in company, ou seja, quando a empresa preferir que a equipe vá até o local para realização dos exames. Neste caso, é necessário que a contratação contemple o mínimo de 20 testagens.

O teste é realizado a partir de sangue coletado através da polpa digital (furo na ponta do dedo), com algumas gotas de sangue. Permite que a coleta seja realizada em qualquer ambiente, evitando a aglomeração nas salas de espera e reduzindo o tempo de exposição dos pacientes. Além disso, o risco de transmissão durante a coleta de amostra é também diminuído por dispensar a coleta de amostra respiratória.

Mais informações: (85) 4009.6300

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT