telefone(85) 4009.6300

SESI e SENAI recebem reconhecimento da Unesco, OIT e Worldskills por medidas de apoio ao combate à Covid-19

20/04/2020 - 20h04

Por conta das medidas de apoio ao combate à Covid-19, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ganharam hoje (20/4) reconhecimento pelas medidas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho (OIT/Cinterfor) e da WorldSkills, organizadora da maior competição de profissões técnicas do mundo.

Dirigentes das três organizações enviaram correspondências à direção do SESI e do SENAI, reconhecendo ações em curso em todo país. Além de destacar a importância das iniciativas de caráter emergencial, a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, reconheceu também a excelência do trabalho realizado por décadas pelo SENAI na formação profissional e pelo SESI na educação básica e de jovens e adultos.

A superintendente regional do SESI Ceará, Veridiana Grotti, recebeu com alegria os reconhecimentos. "Recebemos com muita alegria, sensação de dever cumprido e de que estamos no caminho certo. São três instituições de muito peso reconhecendo esse trabalho. Estamos nessa batalha de trazer educação, conhecimento e qualidade de vida através do empoderamento do aprendizado para população e mais competitividade para a indústria brasileira", disse. Independente da pandemia, o reconhecimento fortalece o papel que as instituições têm na sociedade, acredita a gestora, na educação básica, educação continuada, educação profissionalizante e técnica.

Alegria também foi o sentimento expresso pelo diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, pelo reconhecimento. "Estamos fazendo um trabalho importante em todo o Brasil, de contribuir para salvar vidas e mitigar a propagação do vírus. O SESI e o SENAI têm profissionais de alto gabarito, médicos importantes, profissionais com perfil de excelência. Estamos fazendo a diferença no Brasil. É uma satisfação muito grande esse reconhecimento", afirmou.

O SESI Ceará doou recursos financeiros para o combate ao coronavírus, está orientando empresas e trabalhadores sobre o trabalho home office e segurança e saúde dos empregados e os profissionais de educação física oferecem treinos pelas redes sociais para as pessoas se exercitarem em casa. O SENAI Ceará montou uma central de manutenção de respiradores mecânicos, e está produzindo insumos para proteção individual de profissionais da saúde, como máscaras e aventais de TNT, protetores faciais e álcool em gel.

Nacionalmente, desde março, todo o Sistema Indústria - Confederação Nacional da Indústria (CNI), SESI, SENAI e federações estaduais das indústrias - têm feito esforços no apoio à saúde pública, à indústria e à sociedade. Entre as ações, estão a recuperação de cerca de 600 respiradores por uma rede voluntária que une SENAI e 13 multinacionais com pontos de manutenção em 19 estados, o empenho de R$ 30 milhões, com ABDI e Embrapii, via Edital de Inovação para a Indústria para apoiar projetos com aplicação de curto prazo contra coronavírus e a oferta gratuita de cursos à distância e farto material de apoio à conscientização população.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT