telefone(85) 4009.6300

No Dia Internacional do Combate às LER/DORT, conheça os serviços de ergonomia do SESI Ceará

27/02/2020 - 09h02

Dia 28 de fevereiro é o Dia Internacional do Combate às LER/DORT, sendo LER as lesões por esforços repetitivos, e DORT os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Muitos trabalhadores são acometidos anualmente por essas doenças, causando cansaço, dores e insatisfação no ambiente de trabalho. Como consequência, afastamentos recorrentes, gerando custos para as empresas.

A prevenção ainda é o melhor remédio para essa situação. Uma das formas de prevenir essas doenças é por meio da ergonomia, ciência que visa adaptar as condições de trabalho às características do trabalhador. 

O Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) oferece diversos serviços nessa área, que visam contribuir para a redução de doenças e afastamentos decorrentes dos riscos ergonômicos, promovendo mais conforto e segurança para os trabalhadores e mais produtividade para a indústria.

Conheça os módulos dos serviços:

Análise Ergonômica do Trabalho - AET
Comitê Ergonômico - COERGO
Sistema Integrado de Gestão em Ergonomia - SIG-ERGO
Assessoria em Ergonomia
Ergonomia de Prevenção de Acidentes

"A ergonomia é como uma escada, sendo cada degrau um serviço. Para você chegar ao degrau de cima, os degraus anteriores precisam ser percorridos", explica a enfermeira do trabalho do SESI Ceará, Mirlene Goes.

O primeiro passo é a Análise Ergonômica do Trabalho (AET), um documento com avaliações, que podem ser quantitativas ou qualitativas, dos riscos ergonômicos presentes nos postos de trabalho das empresas. Para essa análise é necessário realizar visitas às empresas, realizando registro de imagens, coleta de dados e conversa com os trabalhadores.

Esse documento é obrigatório, conforme trata o item da Norma Regulamentadora nº 17: “Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora”.

A Assessoria em Ergonomia, por sua vez, pode mapear as situações que provocam ou exacerbam essas doenças no ambiente de trabalho. "A assessoria é um serviço para quem já tem a AET e quer implantar as melhorias propostas na empresa. Ajudamos diretamente a empresa nessa implantação, na construção de indicadores, na gestão dos riscos ergonômicos e seus impactos. Também auxiliamos na implantação e no treinamento do Comitê de Ergonomia (COERGO), que é quem vai gerir diretamente a ergonomia e quem vai de fato tratar as soluções ergonômicas", esclarece Mirlene. 

Os benefícios para as empresas são muitos, entre eles: a diminuição dos riscos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho (LER/DORT, entre outras); a redução de ações judiciais da empresa por questões ergonômicas; e a redução do absenteísmo e o aumento da produtividade.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT