telefone(85) 4009.6300

Indústrias de construção civil aprovam projetos em edital de inovação depois de parceria com SESI Ceará

03/02/2020 - 12h02

A construção civil cearense está de olho em oportunidades de inovação. Dois projetos de empresas do Estado, elaborados em parceria com o SESI Ceará, através do Centro de Inovação SESI (CIS), acabam de ser aprovados no Edital de Inovação para a Indústria.

Os projetos são na área de inovação em segurança do trabalho e promoção da saúde e foram submetidos pelas empresas C. Rolim Engenharia, Mota Mochado, J. Simoes e Rodan Engenharia. O CIS auxiliou as indústrias a diagnosticarem demandas que pudessem ser solucionadas por meio de projetos de inovação, além de auxiliar o desenvolvimento de possíveis soluções.

Para tanto, o CIS utilizou a metodologia SESI Go Lab, uma ferramenta de aceleração de ideias, que estimula a criatividade e envolve diretamente as indústrias, levando-as a sair da rotina para criar e validar soluções, otimizando tempo e reduzindo custos.

A metodologia é uma adaptação da Design Sprint, criada pela Google Ventures, que passou a ser amplamente aplicada pelas empresas mais inovadoras em todo o mundo. No entanto, o SESI desenvolveu novo formato, reduzindo o processo a três dias, para torná-lo mais facilmente assimilável.

As quatro empresas que aderiram à proposta compõem o grupo de inovação do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), o Inovacon. Empresas interessadas em participar de futuras chamadas do edital podem entrar em contato com o CIS, nos telefones (85)3421.5866/5867.

Os projetos aprovados foram: “Sistemas de proteção coletiva utilizando redes de segurança – Safetynet”, inscrito pela empresa Terraço dos Bosques Empreendimentos Imobiliários, que faz parte do grupo C Rolim Engenharia; e “Sistema inteligente de monitoramento e prevenção de acidentes – SIMPA”, inscrito pelas construtoras Mota Machado, J Simões e Rodan Engenharia.

O primeiro consiste em um sistema inovador de proteção coletiva, utilizando redes de polietileno, que proporcione maior nível de segurança contra quedas, maior sustentabilidade e redução de interferências na execução dos serviços na obra.

O segundo é o Sistema Inteligente de Monitoramento e Prevenção de Acidentes (SIMPA), que usará Inteligência Artificial (IA) para o monitoramento em tempo real dos trabalhadores da construção civil durante a obra.

Edital de Inovação

O Edital de Inovação para a Indústria financia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, além de promover a otimização da segurança e saúde na indústria. O Edital de Inovação para a Indústria é realizado pelo SESI e SENAI.

MAIS INFORMAÇÕES

Indústrias interessadas em formatar projetos para submeter em futuras chamadas do Edital de Inovação para a Indústria podem entrar em contato com o Centro de Inovação SESI (CIS), do SESI Ceará, nos telefones (85)3421.5866/5867

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT