telefone(85) 4009.6300

Sefaz realiza oficina no Museu da Indústria para estruturar novo Centro de Memória

04/11/2019 - 16h11

Servidores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) participaram, no dia 23/10, de uma oficina para estruturar o novo Centro de Memória da Instituição. A atividade foi realizada no Museu de Indústria, equipamento mantido pela Federação da Indústria do Ceará (FIEC).

O grupo assistiu a uma apresentação da historiadora e coordenadora pedagógica do Museu da Indústria, Patrícia Xavier, que contou um pouco da história do edifício onde hoje funciona o Museu. Segundo ela, o imóvel foi construído em 1872 para ser a sede da Sociedade União Cearense, uma instituição da elite local. “O prédio é inaugurado, em 1873, com um baile de carnaval. Depois, funciona aqui uma sede dos Correios e do Grande Hotel do Norte. Em 1935, a gente tem a sede da Light. Com a chegada da empresa, há uma ampliação e o prédio, praticamente, dobra de tamanho, seguindo os mesmos padrões arquitetônicos do século 19. Em 2000, a FIEC compra o imóvel e inicia o restauro. Em 2014, o Museu da Indústria é inaugurado”, informou.

Patrícia Xavier acrescentou que, no período de restauração do edifício, foram encontradas cerâmicas, louças de porcelana e garrafas datadas do século 19. Ela disse ainda que a equipe encarregada do restauro do espaço teve todo o cuidado na preservação de paredes, escadaria, piso e até de um poço artesanal, descoberto durante a reforma.

Após a explanação, os servidores fizeram uma visita guiada às três exposições em cartaz no Museu. “Novos Olhares para Monalisa” foi a primeira mostra conferida pela comitiva, que se encantou com as mais de 200 releituras da famosa obra do pintor Leonardo Da Vinci. Em seguida, os visitantes apreciaram “Construindo Histórias”, da artista plástica Andréa Dall’Olio, cujas obras dialogam com o universo têxtil. Por último, eles apreciaram a exposição “Carnaúba – Árvore da vida”, que conta a história da planta, seus usos e o papel no desenvolvimento do Ceará desde a década de 1940.

Depois do giro pelos espaços culturais, o grupo participou de uma vivência para definir a missão, a visão e os valores do novo Centro de Memória. A coordenadora Patrícia Xavier relatou as experiências adquiridas e os desafios enfrentados na gestão do Museu da Indústria. A historiadora e diretora do Museu do Ceará, Carla Vieira, forneceu informações importantes sobre o funcionamento de um museu.

A visita ao MI faz parte de uma programação voltada para o planejamento e concepção do novo memorial da Fazenda. O primeiro encontro foi realizado, no último dia 9, na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, ocasião em que Carla Vieira ministrou palestra sobre a estrutura e gestão museológicas. Na oportunidade, teve início a elaboração da identidade do equipamento fazendário.

As oficinas foram organizadas pela Assessoria de Relações Institucionais (Arins), Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip) e Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da Sefaz.

Fonte: Site da Sefaz

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT