telefone(85) 4009.6300
O SESI é a única instituição de ensino autorizada pelo MEC para utilizar a metodologia Reconhecimento de Saberes na educação básica, modalidade EJA.
 
Nossos diferenciais:
  • Matriz Curricular adequada às características do aluno adulto e voltada para as necessidades do mundo do trabalho;
  • As competências e habilidades que o estudante possui garantem a sua certificação total ou parcial;
  • Infraestrutura completa para realização das aulas;
  • Maior flexibilidade no curso.

Polos de aulas presenciais:

  • SESI Parangaba (Fortaleza): 85 4009.6300
  • SESI Sobral: 88 3112.8300
  • SESI Juazeiro do Norte: 88 2101.8400
Conheça as perguntas mais frequentes sobre o Meu Diploma SESI (EJA):
  1. O que é o Meu Diploma SESI?
    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI agora é “Meu Diploma SESI”. O SESI oferta a modalidade de Educação de Jovens e Adultos para os níveis:
    Ensino Fundamental Anos Finais – corresponde ao período que vai do 6º ao 9º ano, no sistema de oferta em séries anuais e Ensino Médio.
     
  2. Qual é o público-alvo dos cursos?
    O Meu Diploma SESI é aberto a todo trabalhador da Indústria, seus dependentes, bem como ao público em geral, desde que atendidos os seguintes pré-requisitos: idade mínima de 15 anos para cursar o Ensino Fundamental Anos Finais; idade mínima de 18 anos para cursar o Ensino Médio.
     
  3. Como funciona o Meu Diploma SESI?
    Após realizar sua matrícula, o estudante percorre as seguintes etapas:
    Reconhecimento de Saberes – inicialmente, por meio de uma metodologia exclusiva, o SESI reconhece, valida e certifica as competências e habilidades que o adulto já possui. Ao final desta etapa, que dura em média 4 meses, o estudante poderá receber seu certificado do Ensino Fundamental – Anos Finais ou do Ensino Médio.
    Curso – após a realização da etapa de Reconhecimento de Saberes, caso o estudante não comprove que possui todas as competências do nível requerido, assistirá aulas para desenvolver somente as competências que ainda não possui, referentes às 4 (quatro) áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.
    Exemplo: na etapa do Reconhecimento de Saberes comprovou que possui todas as competências das áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Matemática. Contudo, há competências a desenvolver na área de Ciências da Natureza. Neste caso, assistirá aulas somente desta área.
  4. O Meu Diploma SESI é gratuito?
    O Meu Diploma SESI é gratuito para o trabalhador da indústria e seus dependentes.
    Quem não é trabalhador da indústria ou dependente do trabalhador deve realizar o pagamento, primeiramente do Reconhecimento de Saberes, no valor de R$ 460,00 (em até 4x) e, após esta etapa, somente se houver necessidade, deve realizar o pagamento do restante do curso, ou seja, de cada área do conhecimento, considerando somente o que precisa ser cursado.

  5. Como o SESI reconhece que o aluno interessado é trabalhador da indústria ou dependente de um trabalhador?
    O trabalhador da indústria deverá comparecer a uma unidade SESI portando seus documentos pessoais e comprovar vínculo com a indústria que trabalha por meio da apresentação de sua Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS. 
    O dependente deverá comprovar parentesco e apresentar a CTPS do seu parente que é trabalhador da indústria.
     
  6. Quem são os dependentes do trabalhador da indústria?
    Cônjuge ou companheiro(a); filho(a) com deficiência, independente de idade; filho(a) com até 18 anos de idade, não emancipados; filho(a) com até 24 anos, estudante, solteiro.
    “Estende-se a vinculação como dependente do trabalhador da indústria para filhos adotivos, netos, sobrinhos ou demais filiações, quando a guarda for concedida pela autoridade judiciária competente, não tendo efeito, por exemplo, indicações do Conselho Tutelar ou órgãos correlatos”.
  7. Qual a modalidade de oferta do Meu Diploma SESI? Onde acontecem as aulas?
    A etapa de Reconhecimento de Saberes é presencial e o estudante deve comparecer a uma unidade SESI para realizá-la. Após esta etapa, caso seja necessário cursar alguma área do conhecimento, o fará na modalidade a distância com 20% da carga horária da área em aulas presenciais, nas unidades SESI. Os 80% restantes são desenvolvidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do SESI, em interação com o professor tutor. No AVA, o estudante terá acesso aos conteúdos e atividades referentes a cada área do conhecimento que precise cursar.

  8. Quando e como posso realizar minha matrícula?
    A matrícula pode ser realizada a qualquer momento, não existindo período pré-determinado para realização. Para trabalhadores da indústria e seus dependentes, a matrícula é realizada mediante a apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, número do PIS, uma foto 3x4, comprovante de escolaridade (caso tenha). Para comunidade em geral, devem ser apresentados os mesmos documentos acima, efetivada com a confirmação do pagamento referente à etapa de Reconhecimento de Saberes. Caso seja necessário o estudante cursar uma área do conhecimento, não será necessário realizar nova matrícula, somente o pagamento referente à área do conhecimento que irá cursar.

  9. Onde realizo a matrícula?
    A matrícula pode ser realizada diretamente nas seguintes unidades SESI:
    SESI Parangaba (Fortaleza), SESI Sobral e SESI Juazeiro do Norte.
    Caso haja parceria firmada entre o SESI e a indústria em que o estudante trabalha, a matrícula pode ser realizada no RH da empresa.

  10. Qual é a duração do curso?
    A duração do curso é diferente para cada estudante, pois após identificar as competências e habilidades que já possui, o aluno assistirá aulas para desenvolver somente o que lhe falta para a conclusão do curso.

  11. O curso tem material didático?
    Todo o material didático do curso fica à sua disposição na plataforma de EaD. Também serão disponibilizados materiais complementares nas aulas presenciais. Além disso, as unidades SESI contam com bibliotecas.

  12. Após concluir minhas atividades, como faço para receber meu certificado?
    A secretaria do SESI tem até 30 dias, após você concluir o curso, para emitir o seu certificado.

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT