O termo DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho) refere-se as doenças/distúrbios que acometem o aparelho locomotor (músculos, tendões, articulações e/ou nervos) quando relacionados ao trabalho. Antigamente eram conhecidas como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), hoje se sabe que não apenas a repetitividade, mas também posturas incômodas e esforço físico podem ser causadores dessas doenças.
Em geral, os riscos ergonômicos são os causadores das DORTs, que podem ter diagnóstico como: lombalgia, tendinite, hérnia discal, ou outras doenças do sistema locomotor, e podem acometer qualquer segmento corporal de acordo com o tipo de trabalho realizado.
As DORTs se manifestam a médio e longo prazo, diferente dos acidentes onde suas consequências são percebidas imediatamente. As doenças osteomusculares resultam do acúmulo de sobrecarga/estresse sobre o segmento utilizado e podem levar um tempo para serem identificadas. É comum que seu aparecimento se dê inicialmente por dores nas estruturas afetadas ou próximas, e a automedicação pode atrapalhar o diagnóstico e tratamento precoce.
Em casos mais graves, as DORTs podem levar a inaptidão para as atividades laborais e a melhor maneira de preveni-las é trabalhando de maneira adequada, respeitando os limites do corpo.
O SESI Ceará oferta serviços, cursos e palestras sobre Saúde e Segurança para a Indústria. Clique AQUI e saiba mais.