o Banco Santander S.A foi condenado a pagar uma multa de R$ 500 mil por não ter emitido o formulário de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) referente a 54 acidentes de trabalho. A ausência do documento pode dificultar a concessão de benefício do INSS aos acidentados.

De acordo com o artigo 22 da Lei 8.213/1991, que trata dos Planos de Benefícios da Previdência Social, o empregador é obrigado a comunicar à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao acidente. Em casos fatais, deve ser realizada imediatamente.

A Copa do Catar teve a sua reputação manchada após o jornal inglês The Guardian denunciar que mais de 6.500 trabalhadores haviam morrido na construção dos estádios do evento e nas obras de infraestrutura de aeroportos e rodovias do país-sede. 

Por entender que isso afetaria a imagem do Catar e possíveis investimentos, o Governo tentou abafar o caso e afirmou que o número girava em torno de 400 ou 500 trabalhadores de acidentes fatais.

SESI é Top of Mind em segurança do trabalho

Quando o mindset da empresa torna as ações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) um investimento em vez de despesas, os colaboradores ganham mais qualidade de trabalho e a empresa se torna mais competitiva, com ganho de produtividade e redução de gastos médicos e trabalhistas.

E sobre isso, o SESI é expert no assunto. Pelo quarto ano consecutivo, estamos entre os vencedores da categoria “Entidades Prestadores de Serviços” do Prêmio Top of Mind Proteção. 

Confie a Saúde e Segurança da sua empresa com quem entende do assunto. 

O SESI ajuda a sua empresa na adequação dos Programas Legais:

E também em Laudos e Avaliações: 

Clique aqui e fale diretamente com a nossa equipe!

">
Você conhece a Metodologia da Escola SESI SENAI? – Blog SESI de Saúde e Segurança
descer
SESI
Você conhece a Metodologia da Escola SESI SENAI?

A Escola SESI SENAI é referência por sua metodologia inovadora. Mas você conhece, de fato, a nossa metodologia?

Nós possuímos uma metodologia moderna de ensino que possibilita várias formas de aprendizagem, de forma a incentivar o protagonismo do estudante através de uma relação humanizada entre alunos e professores.

A ideia é realizar projetos que unem teoria e prática, e o desenvolvimento do senso de cidadania. Assim, nossa escola permite que os alunos se preparem com excelência para a vida acadêmica e para o mercado de trabalho.

Quer saber mais? Então, continue acompanhando o artigo para entender mais sobre nossa metodologia e diferenciais. Boa leitura! 

No que a metodologia da Escola SESI SENAI é baseada?

Antes de começarmos a falar sobre todos os diferenciais da nossa metodologia, é preciso que você entenda um pouco mais sobre no que ela é baseada.

A metodologia da Escola SESI SENAI é baseada no “aprender fazendo”. O que mais existe nas escolas do Ceará é o ensino com base na teoria, concorda? Mas, não pensamos dessa forma. 

O aluno não vai apenas se matricular na escola, passar a manhã inteira assistindo o professor explicar a matéria e pronto. O aluno que estuda na Escola SESI SENAI vai praticar e ter experiências. 

Em resumo, a Escola SESI SENAI promove experiências. Alguns dos nossos alunos costumam dizer que nossa escola não é apenas uma escola, é um estilo de vida.

Qual a Proposta Pedagógica da Escola SESI SENAI? 

Dentre os objetivos da Escola SESI SENAI, destacamos:

  • Ensino de Qualidade 
  • Preparação para o ingresso no Nível Superior 
  • Desenvolvimento da autonomia 
  • Desenvolvimento de competências e habilidades
  • Preparação para o exercício da cidadania
  • Formação para o mundo do trabalho

E para isso ser colocado em prática, temos a nossa Proposta Pedagógica, ou seja, a identidade da nossa escola. Essa proposta estabelece as diretrizes básicas, a linha de ensino e de atuação na comunidade. Vamos conhecer mais sobre nossa Proposta?

Educação Empreendedora 

Nossa escola possui uma parceria com o SEBRAE, onde os estudantes aprendem a desenvolver e pensar em soluções práticas por meio do empreendedorismo.

De modo geral, o aluno, através das habilidades que ele obtém ao longo dos anos, consegue ver o empreendedorismo como uma fonte de realização. Ou seja, nossa escola abre o caminho para o aprofundamento acadêmico, técnico e empreendedor.

Parece confuso e você ainda não conseguiu entender? Não se preocupe. Vamos exemplificar para ficar mais fácil. Antigamente, o “boom” nas escolas, que “enchiam os olhos” das crianças e jovens eram as aulas de informática, concorda?

Atualmente, é a educação empreendedora. Essa educação incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade e também avaliarem as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal como no mercado de trabalho.

STEAM 

O modelo STEAM prevê a integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, possibilitando que o aluno se prepare para desafios como cidadão e também no mercado de trabalho.

Em inglês, a sigla STEAM significa Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics.

Nossas aulas partem de uma situação-problema, normalmente de uma realidade prática, próxima ao cotidiano do estudante. Com isso, o aluno consegue desenvolver habilidades e competências para pensar na solução do problema criado, de acordo com sua realidade. 

Além disso, a prática envolve todas as áreas que citamos anteriormente porque a solução para o problema não acontece isoladamente. Unindo todas as áreas, o aluno consegue abranger várias ciências para encontrar uma resposta para a questão criada em sala de aula. 

Educação Maker 

O foco da Educação Maker, termo em inglês que significa “fazer”, é transformar os espaços de aprendizagem. Isso faz com que nossa escola se torne um lugar para a experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento.

Em linhas mais simples, Educação Maker é “colocar a mão na massa”, ou seja, é uma educação significativa que atua por meio de experiências práticas.

Temos um espaço Maker para que os alunos executem seus projetos, com base nas pesquisas realizadas, com ferramentas e todo o material necessário para que eles inovem e deem espaço para a criatividade. 

Aulas Interáreas 

As aulas interáreas são aulas que tem o objetivo de romper as barreiras das áreas do conhecimento.

Nessas aulas, o professor atua como um maestro, norteando os alunos para que eles aprofundem assuntos dos mais variados tipos, como política, cidadania e sociologia, sob a ótica de várias áreas do conhecimento. 

Inovação e Tecnologia 

Não compreendemos tecnologia apenas como uma aparelhagem eletrônica. Para a Escola SESI SENAI é o desenvolvimento do conhecimento, em que o estudante possui autonomia para desenvolver o seu próprio conhecimento, municiado de técnicas e metodologias acadêmicas. 

Quais os espaços, atividades curriculares e extracurriculares que a Escola SESI SENAI oferece para os estudantes? 

Nossa escola conta também com espaços modernos, atividades curriculares e extracurriculares para uma melhor aprendizagem. Abaixo você confere alguns deles:

Laboratório de Robótica 

Esse é um espaço para o desenvolvimento de atividades tecnológicas com base nos conteúdos apresentados pelas disciplinas. Nesse espaço o aluno aprende programação, matemática, desenvolve trabalho em equipe, lógica, desenvolve projetos e resolve problemas práticos. 

Espaço Maker 

Esse é um laboratório onde o estudante tem a possibilidade de pensar e desenvolver projetos com o acompanhamento de professores altamente capacitados e por meio de equipamentos tecnológicos de ponta como impressora 3D. É nesse espaço que a Educação Maker é colocada em prática. 

Espaço de Ciências e de Matemática

Nesses espaços há laboratórios tecnologicamente equipados para o aprofundamento prático dos conhecimentos em ciência e matemática aprendidos pelo aluno durante as aulas.

Educação para Valores

Nossa escola trabalha com desenvolvimento de competências socioemocionais, com acompanhamento de psicólogos e com o cuidado de reconhecer as mais diversas habilidades do conhecimento.

Você concorda que cada ser humano possui competências e habilidades distintas, não é mesmo? E é isso que procuramos exaltar na nossa escola. Pode ser que um aluno tenha dificuldades com alguma matéria, como português, por exemplo. Mas, esse mesmo aluno, pode ser um excelente artista.

É isso que procuramos valorizar: as suas habilidades. Dessa forma, conseguimos potencializar a autoestima e também o que o estudante tem de melhor. 

Festival Literário 

Uma ação que visa qualificar a experiência de aquisição da aprendizagem, reunindo professores, estudantes e famílias com a proposição de vivências lúdicas através da criação de um Blog Literário para ser “plano de fundo” para os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

Quais são os diferenciais da Escola SESI SENAI? 

Certamente, com tudo que você acabou de ler, já deu para entender quais são os diferenciais da nossa escola. Mas, para que não haja dúvidas, compilamos aqui nesse tópico:

  • Aprendizagem significativa, ou seja, o aluno sabe porque está aprendendo;
  • Oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido na teoria;
  • Valorização do aluno e de suas habilidades;
  • Autonomia na produção de conhecimento, desenvolvendo pesquisas com princípio educativo;
  • Promoção de oportunidades, em que o aluno é incentivado a ser um empreendedor, realizar um curso técnico, um ensino superior ou o que ele quiser ser;
  • E muito, muito mais… 

Mas não para por aí.

Nossa escola também oferta o Novo Ensino Médio que tem por objetivos:

  1. Aprofundar o interesse dos estudantes em áreas específicas do conhecimento para o ingresso em instituições de ensino superior.
  2. Possibilitar a inserção no mercado de trabalho por meio de cursos de formação técnica (Eletrotécnica, Jogos Digitais, Mecânica e Redes de Computadores).

Além disso, o material escolar e o fardamento são gratuitos. Isso significa que além de uma metodologia diferenciada, a escola fornece todo o material didático sem custo para o aluno com o padrão de qualidade da Somos Educação. O fardamento também é gratuito e não há cobrança de taxa de matrícula.
Quer saber mais sobre nossa escola e/ou efetuar a matrícula do seu filho? Então, basta clicar aqui para ter acesso aos nossos editais e inscreva seu filho na escola que é referência.

SESI

Sobre o Autor: SESI

O blog corporativo do SESI Ceará surge como um instrumento de ligação com o público externo, no qual oferece seu conhecimento e expertise em Saúde e Segurança para a Indústria como fomento para a discussão de temas inerentes à área.
Comentar