Qual é a diferença entre perigo e risco?
O perigo é um fator em potencial que pode causar danos à segurança do colaborador. A depender da interação desse fator com o ambiente, ele é apenas um perigo, ou pode se tornar um risco. 
Por exemplo, uma agulha dentro de um armário é um perigo, mas uma agulha esquecida no assento de uma cadeira é um risco.
Essa avaliação deve ser realizada por um profissional qualificado, como um técnico em segurança do trabalho.

Obrigatoriedade do PGR

Não são todas as empresas a serem obrigadas a elaborar o PGR. O Governo estabeleceu um tratamento diferenciado apenas para micro e pequenas empresas que apresentarem grau de risco 1 ou 2, com ausência de risco físico, químico e biológico. Exclusivamente nesses casos, o PGR é substituído pela Declaração de Inexistência de Riscos (DIR).

Esse grau de risco é calculado e estabelecido pelo Ministério do Trabalho em uma escala de 1 a 4, com base na atividade econômica e no número de acidentes de trabalho registrados por setor.

A relevância do PGR para o eSocial

A fiscalização do PGR fica a cargo do auditor fiscal do trabalho, porque esse é um documento da esfera trabalhista. A princípio, ele não é exigido para o eSocial.

No eSocial, o documento responsável por informar os riscos do trabalho é o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), muito semelhante ao PGR, porém seu escopo é previdenciário/tributário.

Caso a Receita Federal detecte inconsistências nos dados reportados, sua empresa pode cair na malha fiscal digital tributária. Então, a Receita amplia o leque de investigação para outros documentos que não eram solicitados inicialmente, entre eles o PGR.

Escolha quem é referência em SST

Planeje e implemente medidas de SST eficazes na sua empresa com os serviços do SESI! Oferecemos programas, laudos e avaliações para garantir a saúde e a segurança que o seu colaborador precisa. Pelo quarto ano seguido, fomos um dos vencedores do Prêmio Top of Mind Proteção, na categoria “Entidades Prestadores de Serviços”.

Visite nosso site para conhecer todos os serviços e clique aqui para falar diretamente com a nossa equipe! Pensou SST, pensou SESI.

">
Vacinação In Company: tudo que sua empresa precisa saber sobre o assunto – Blog SESI de Saúde e Segurança
descer
SESI
Vacinação In Company: tudo que sua empresa precisa saber sobre o assunto

Nos últimos anos, ficou claro para todo mundo a importância das ações de prevenção de doenças a partir da estratégia da imunização da população. Afinal, existem diversas enfermidades que podem ser prevenidas com vacinas, como o caso da gripe, hepatite, meningite e tantas outras. 

É verdade que o SUS oferece diversas vacinas para a população. Porém, nem todo mundo fica atento para ir até o posto de saúde atualizar o seu cartão de vacinas, seja por falta de atenção ou por causa da correria do dia a dia. E é aí que a imunização ocupacional se torna relevante, tanto para sua empresa quanto para os colaboradores. 

Você já sabe o que é vacinação in company? Qual sua importância e benefícios para sua empresa ao colocá-la em prática? Continue a leitura e descubra! 

O que é e qual a importância da vacinação in company?

A imunização ocupacional, ou vacinação in company, como o próprio nome sugere, é o ato de vacinar os profissionais de dentro da empresa. Ou seja, trata-se de uma ação realizada pela empresa para garantir a imunização dos funcionários, seguindo o Plano Nacional de Imunização e outras normativas do tema. 

É possível promover várias campanhas de vacinação na empresa, como vacinas da gripe, hepatite A e B e outras. 

Mas, qual a importância da imunização ocupacional? Com ela, é possível ajudar sua equipe a manter o cartão de vacinação atualizado, garantindo a proteção dos colaboradores contra várias doenças. 

Isso oferece várias vantagens para os funcionários e para a empresa, continue acompanhando para descobrir quais são. 

Benefícios da Imunização Ocupacional

Como já deu para perceber até agora, a imunização ocupacional é um assunto bastante relevante para a empresa e para as pessoas que fazem parte dela. No entanto, quais são os reais benefícios que essa prática vai trazer para os colaboradores e para as organizações?

Abaixo elencamos alguns deles: 

Os colaboradores vão adoecer menos, se mantendo protegidos

Esse é um motivo bastante simples e extremamente importante. Vacinando seus funcionários, eles estarão mais protegidos e imunes a contrair doenças tanto no ambiente de trabalho como fora dele. 

Os funcionários irão aproveitar boas condições de saúde e bem-estar

Essa é uma vantagem não apenas para o colaborador, mas também para a empresa. Estando saudável, o colaborador se sentirá mais motivado e focado no trabalho e atividades diárias. 

Doenças que afetam a produtividade poderão ser evitadas

A gripe, por exemplo, é uma das doenças que podem prejudicar o desempenho dos colaboradores. Por ser contagiosa, basta que uma pessoa contraia para que várias fiquem doentes também. Com a imunização ocupacional, isso poderá ser evitado, contribuindo para o aumento da produtividade. 

A empresa irá reduzir o número de afastamentos e o absenteísmo por doenças

Como já falamos anteriormente, uma equipe doente pode ocasionar um número maior de faltas. Dependendo do tempo que o colaborador se mantém afastado, será preciso que a empresa contrate um substituto. Com a vacinação nas empresas, além de contar com profissionais saudáveis, ainda é possível economizar com gastos desnecessários. 

Irá melhorar o ambiente de trabalho, assim como desenvolver o bem-estar social

Quando a empresa promove a vacinação, de maneira indireta, ela está oferecendo um ambiente de trabalho mais seguro, confortável e passando para os funcionários que é preocupada com sua saúde e bem-estar. Isso é fundamental para que os trabalhadores se sintam pertencentes à empresa.

Como colocar a imunização ocupacional em prática? 

Agora que você já entendeu a importância dessa prática, iremos mostrar abaixo como aplicá-la na sua empresa. 

  • Identifique quais são as vacinas que podem ser aplicadas nos seus funcionários; 
  • Conscientize a sua equipe sobre a importância da vacinação;
  • Marque um dia para realizar a campanha na empresa;
  • Peça para que os colaboradores levem o cartão de vacina no dia da vacinação;
  • Contrate uma empresa capacitada e com profissionais adequados para realizar a vacinação.

O SESI pode ajudar sua empresa nessa missão.

Nós disponibilizamos programas de Saúde e Segurança do Trabalho para todas as empresas, associando as várias ações que podem ser tomadas para integridade do trabalhador e o cumprimento das exigências legais e um deles é a Campanha de Imunização.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e solicite uma proposta. Pratique o cuidado e não deixe sua empresa de fora dessa prática.

SESI

Sobre o Autor: SESI

O blog corporativo do SESI Ceará surge como um instrumento de ligação com o público externo, no qual oferece seu conhecimento e expertise em Saúde e Segurança para a Indústria como fomento para a discussão de temas inerentes à área.
Comentar