Saúde e motivação: o benefício da atividade física na empresa – Blog SESI de Saúde e Segurança
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Saúde e motivação: o benefício da atividade física na empresa

O compromisso com a saúde do trabalhador gera respostas excelentes para a empresa. Por isso, cada vez mais, a implantação de programas de qualidade de vida está sendo tratada como um distintivo estratégico, ganhando a consideração dos empresários. A vantagem nesse tipo de investimento é promover a conscientização e o aumento da autoestima do trabalhador, melhorando a concentração e a produtividade no trabalho, minimizando atrasos e faltas, atraindo e fidelizando os funcionários. Colaboradores relatam que, quando não fazem atividade física, todas as tensões acumuladas durante a semana continuam incomodando aos finais de semana e, apenas com a introdução de uma atividade, conseguem se desligar um pouco dos problemas.

É possível, de acordo com estudos, usar um horário estabelecido no trabalho para inserir medidas para a promoção da saúde, como praticar algum exercício, realizar pausas ativas e alongamentos direcionados para os grupos musculares mais tensionados, alcançando assim níveis de produção mais elevados. Além disso, os trabalhadores se favorecem de um melhor quadro de saúde, devido à prática regular da atividade física. A empresa pode oferecer horário flexível para os trabalhadores, vestiários com chuveiros e espaço de lazer, além de realizar parceria com algumas redes de academia, disponibilizando desconto aos colaboradores. Incentivar a prática esportiva e os hábitos saudáveis traz uma melhora no comprometimento e na união dos trabalhadores.

Com a introdução da atividade física na empresa, há ganho de energia, vigor e também redução do número de abstenções por causa das doenças. A fim de melhorar funções cardiorrespiratórias e musculares, ósseas, reduzir o risco de doenças crônicas não transmissíveis e depressão, as orientações são:

  • Realizar, no mínimo, 150 minutos/semana de atividade física aeróbica com intensidade moderada:
    • 3 dias de 50 min
    • 6 dias de 25 min
  • Realizar, no mínimo, 75 minutos/semana de atividade física aeróbica com intensidade vigorosa:
    • 3 dias de 25 min
    • 5 dias de 15 min (nessa orientação é indicada atividades físicas dentro do local de trabalho como ginástica laboral focada no fortalecimento muscular e mobilidade articular)
  • Para benefícios adicionais de saúde, como aumento de capacidade cardiorrespiratória, força muscular e mobilidade articular, os adultos devem aumentar a carga horária da sua atividade de intensidade moderada para 300 minutos por semana ou 150 minutos de intensidade vigorosa, ou ainda uma combinação equivalente de atividade moderada e vigorosa.
  • Compreender orientações sobre alimentação saudável e equilíbrio entre corpo e mente, estimula que cada um conheça sua relação com a saúde e a prática de exercícios físicos.

A gestão da saúde é uma decisão pessoal e individual, mas o incentivo e apoio da empresas fazem a diferença na vida dos funcionários.

 

Liandra Paola Damasceno

Sobre o Autor: Liandra Paola Damasceno

Educadora Física pela Faculdade Integrada do Ceará - FIC e pós-graduada em Treinamento Esportivo na Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atua como professora de Ginástica Laboral no SESI, com ampla experiência como Personal Trainer.
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