Clique aqui e saiba mais sobre essa especialidade.

Agora, se você achar que seu problema é mais urgente e que há muitos sintomas que estão incomodando e prejudicando sua qualidade de vida, procure um psiquiatra. Em geral, eles são recomendados quando os sintomas físicos podem ser severos e colocar em risco sua vida ou do paciente. 

No SESI Clínica também temos o serviço de psiquiatria disponível para população. Para o atendimento, não é preciso de nenhum guia ou encaminhamento. Clique aqui e saiba mais sobre o serviço de psiquiatria. 

Em todo caso, independente de qual profissional escolher, não hesite em buscar ajuda. Procure um profissional confiável para que ele faça uma avaliação e dê o melhor diagnóstico para você poder cuidar da sua saúde e qualidade de vida.

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Qual a relação do exercício físico com a saúde mental? – Blog SESI de Saúde e Segurança
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Qual a relação do exercício físico com a saúde mental?

Dentre os efeitos causados pela Covid-19, um dos mais graves foi o impacto negativo na saúde mental das pessoas, deixando-as mais suscetíveis ao estresse, ansiedade e depressão de forma abrangente, substancial e duradoura (Lancet 2020; 395:912-20).

Para minimizar esse impacto negativo de forma efetiva, uma estratégia importante é realizar exercício físico regularmente. Nenhum remédio promove benefícios tão amplos como o exercício físico:

– Benefícios Fisiológicos: controle do peso corporal, melhora a mobilidade articular, a função imune, o perfil lipídico, a resistência física e a força muscular, aumenta a densidade óssea, diminui a pressão arterial e a resistência à insulina.

– Benefícios Psicológicos: otimiza a ação de neurotransmissores (dopamina, serotonina, noradrenalina e ácido gaba), aumenta o número de sinapse e funções sinápticas (regulando as emoções), a autoestima e o bem-estar, diminui os sinais e sintomas da depressão, mantém a autonomia funcional, reduz o isolamento social e alivia o estresse e a ansiedade.

A Diretriz da OMS de 2020 recomenda que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa por semana, quando não houver contraindicação. 

Uma ótima dica para sua empresa: o SESI Ceará oferece diversas opções de serviços, que envolvem a prática de atividade física, direcionadas para os colaboradores de empresas. Conheça os programas Ginástica na Empresa e Programa de Qualidade de Vida.

Denise Pereira Araújo

Sobre o Autor: Denise Pereira Araújo

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Fisiologia do Exercício, Atividade Física, Nutrição e Saúde pela Unifor e em Residência Multiprofissional em Saúde Mental pela Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia. Atualmente é Analista de Serviços da Promoção da Saúde – Pessoa Jurídica do SESI Ceará. ,
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