ela ajudou a me encontrar e decidir o curso que quero levar para a minha vida. Hoje, eu sei que eu quero fazer Design Gráfico e foi a robótica que me permitiu chegar a essa certeza", afirma o jovem, que descobriu na sala de aula ser craque em organização.

Programa pedagógico moderno

A Escola SESI SENAI tem uma metodologia inovadora que prepara os alunos para o mercado de trabalho com importante base de conhecimento, senso crítico e habilidades sociais.

Além da grade curricular tradicional e das aulas de Robótica, os alunos também aprendem as disciplinas de Inovação, Empreendedorismo e Educação para Valores. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas. Confira os editais pelo site!

">
Porque é possível se dizer “Não!” – Blog SESI de Saúde e Segurança
descer
SESI
Porque é possível se dizer “Não!”

           Dizer não a um sonho ou a algo muito importante para nossa vida é uma atitude extremamente difícil e que envolve uma série de processos que nos deixam muitas vezes ansiosos, deprimidos e perdidos.

            De acordo com o filósofo, professor e psicoterapeuta Mateus Nobre, “desistir de algo significa seguir seus valores e aquilo que você acredita ser a verdade para a sua vida”. De acordo com Nobre, esse processo de desistência é geralmente mal visto pela sociedade pelo fato das pessoas não lidarem bem com a mudança de escolhas e com o “fracasso” desde a infância. Por isso mesmo, ainda segundo o psicoterapeuta, é preciso cada vez mais assumir para si que “o desistir de algo pode ser algo saudável, visto que está ligado ao reconhecimento de seus próprios valores ”. 

            O processo de desistência tem a ver ainda com o cuidado relacionado à saúde mental. É o que garante a psicóloga clínica e social Ana Karine. Um bom exemplo de quando a desistência faz bem é o caso da atleta estadunidense Simone Biles que, nas Olimpíadas de Tóquio, reconheceu não ter condições de continuar a disputa na ginástica olímpica, mesmo sendo considerada a preferida ao ouro. Para a psicóloga Karine, a atleta olímpica estadunidense teve uma atitude extremamente consciente, pois ela demonstrou ser alguém que tem um grande domínio sobre o corpo e a mente. E mais do que isso: a atitude de Biles refletiu um autoconhecimento, algo extremamente significativo em uma sociedade na qual somos o tempo todos impulsionados a darmos o melhor de si a qualquer custo. “Simone Biles conseguiu adiar o prazer do sonho em prol da saúde mental e é nisso que reside um ato corajoso de autocuidado”, garante a psicóloga da Clinica SESI.

            Tanto para Nobre como para Karine, o papel do profissional da psicologia é fundamental nesse processo de desistência ou de mudança de vida. Segundo Mateus, a terapia pode, dentre outras ações, ajudar na aceitação dos nãos que a pessoa recebe ou se dá durante o percorrer da vida. Já para Karine a ajuda terapêutica é essencial a fim de que o indivíduo possa “praticar o autocuidado, se conhecer mais e buscar um estilo de vida que integre corpo e mente”.

SESI

Sobre o Autor: SESI

O blog corporativo do SESI Ceará surge como um instrumento de ligação com o público externo, no qual oferece seu conhecimento e expertise em Saúde e Segurança para a Indústria como fomento para a discussão de temas inerentes à área.
Comentar