Com uma significativa mudança de comportamento nos últimos anos, os consumidores se mostram preocupados com as condições em que os produtos são feitos. Consequentemente, os investidores também. Assim, empresas que não zelam pelo bom relacionamento com seus stakeholders já estão perdendo dinheiro.
Nesse contexto, o mundo organizacional passou a apostar em boas práticas baseadas nos princípios ESG (Environmental, Social, Governance), correspondentes a políticas ambientais, sociais e de governança corporativa, para ganhar a confiança dos consumidores, investidores e colaboradores.
Entre os pilares de ESG, o social engloba a saúde e a segurança do trabalhador, o impacto na comunidade, as responsabilidades com clientes e os direitos do trabalhador. Além de cuidar do colaborador, a atenção para o cumprimento de normas de segurança evita ações trabalhistas, multas, despesas médicas, prejuízos materiais e gastos com afastamento de funcionários.
Casos reais
Na Paraíba, o Banco Santander S.A foi condenado a pagar uma multa de R$ 500 mil por não ter emitido o formulário de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) referente a 54 acidentes de trabalho. A ausência do documento pode dificultar a concessão de benefício do INSS aos acidentados.
De acordo com o artigo 22 da Lei 8.213/1991, que trata dos Planos de Benefícios da Previdência Social, o empregador é obrigado a comunicar à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao acidente. Em casos fatais, deve ser realizada imediatamente.
A Copa do Catar teve a sua reputação manchada após o jornal inglês The Guardian denunciar que mais de 6.500 trabalhadores haviam morrido na construção dos estádios do evento e nas obras de infraestrutura de aeroportos e rodovias do país-sede.
Por entender que isso afetaria a imagem do Catar e possíveis investimentos, o Governo tentou abafar o caso e afirmou que o número girava em torno de 400 ou 500 trabalhadores de acidentes fatais.
SESI é Top of Mind em segurança do trabalho
Quando o mindset da empresa torna as ações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) um investimento em vez de despesas, os colaboradores ganham mais qualidade de trabalho e a empresa se torna mais competitiva, com ganho de produtividade e redução de gastos médicos e trabalhistas.
E sobre isso, o SESI é expert no assunto. Pelo quarto ano consecutivo, estamos entre os vencedores da categoria “Entidades Prestadores de Serviços” do Prêmio Top of Mind Proteção.
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