Mais uma vez conectado às inovações na educação do Brasil, o sistema SESI SENAI entregou, no final de 2020, as cinco primeiras turmas do novo ensino médio do país. Mas você sabe o que é o novo ensino médio? Quais são seus objetivos e seus impactados na área da educação e para a sociedade em geral? Nesse artigo, você ficará por dentro de tudo que diz respeito a esse novo momento da educação no Brasil e quais os seus principais benefícios para a vida dos estudantes de todo o país.
A principal mudança produzida pelo novo ensino médio tem a ver com o estabelecimento de uma nova grade curricular que vai do primeiro ao terceiro ano. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu que o novo ensino médio terá o total de três mil horas. Dessas, 1.800 são destinadas ao currículo comum (formado por disciplinas tradicionalmente ofertadas como Física, Biologia, Português, etc) e 1.200 aos itinerários formativos, os quais são divididos em cinco matérias:
- Linguagens e Suas Tecnologias
- Matemática e Suas Tecnologias
- Ciências a Natureza e Suas Tecnologias
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
- Formação Técnica e Profissional
Segundo a Gerente de Educação do SESI, Ana Paula Henrique Pinho, as aulas acontecem de forma integrada entre a base curricular comum e o itinerário escolhido pelo estudante. “O novo formato de currículo integrado tem sido bem aceito pelos pais e estudantes e no período da campanha de matrícula a escola fica aberta para visita dos pais e alunos que são convidados a conhecer o espaço físico e a proposta pedagógica da escola”, afirma Ana Paula. E completa: “essa reformulação do ensino permite ao estudante fazer os três anos do ensino médio pensando e construindo seu futuro”.
Isso ocorre porque a mudança no currículo permite ao estudante “sair direto para a universidade e, ainda assim, estar capacitado completamente para o mercado”, conforme garante Marlos Bruno Aguiar, Analista de Processos Educacionais do SENAI. De acordo com ele, essa mudança no ensino médio é uma resposta a um currículo escolar obsoleto que não atendia mais às necessidades da sociedade brasileira. Danielle Santos, Coordenadora de Educação do SESI, também acredita na importância dessa mudança para o desenvolvimento da educação no Brasil: “O modelo tradicional, fragmentado em disciplinas, não motiva mais as novas gerações. Nesse sentido, a reforma do ensino médio é uma oportunidade de mudanças e transformações na forma de aprender e ensinar”.
Para a Superintende Regional do SESI Ceará, Veridiana Grotti de Soáreaz, o maior benefício proporcionado pelo novo ensino médio é o aumento do rendimento escolar dos alunos, visto que eles terão a oportunidade de estudar disciplinas e fazer cursos técnicos nas áreas em que eles possuem mais afinidade. “O estudante se direciona para o itinerário formado pelas matérias e cursos técnicos com os quais ele já tem um engajamento, por isso mesmo o aluno se torna o protagonista do seu ensino, aprendizado e carreira”, afirma Grotti.
Ainda segundo a superintendente, o novo ensino médio segue as diretrizes educacionais implementadas com sucesso em países como Estados Unidos, Japão e Finlândia e contribuirá para evitar a evasão escolar, pois “nessa nova realidade o estudante entende o porquê de estar aprendendo”. E o SESI já começou a colher resultados dessa nova metodologia, de acordo com Veridiana. Um exemplo disso foi o bom desempenho no último ENEM no qual alguns alunos chegaram a tirar 960 na redação.
Assim, por acreditar de fato nas mudanças propostas pela BNCC, o SESI pretende expandir essas mudanças na grade curricular de todas as escolas SESI SENAI do Brasil. Além disso, garante a superintendente, o SESI dispõe de um material estruturado e de profissionais da educação capacitados para dar assessoria a qualquer escola do país que queira implementar o novo ensino médio em seu currículo.
A Escola SESI SENAI está com as matrículas abertas para 2022, clique aqui e acesse os editais.