o Banco Santander S.A foi condenado a pagar uma multa de R$ 500 mil por não ter emitido o formulário de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) referente a 54 acidentes de trabalho. A ausência do documento pode dificultar a concessão de benefício do INSS aos acidentados.

De acordo com o artigo 22 da Lei 8.213/1991, que trata dos Planos de Benefícios da Previdência Social, o empregador é obrigado a comunicar à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao acidente. Em casos fatais, deve ser realizada imediatamente.

A Copa do Catar teve a sua reputação manchada após o jornal inglês The Guardian denunciar que mais de 6.500 trabalhadores haviam morrido na construção dos estádios do evento e nas obras de infraestrutura de aeroportos e rodovias do país-sede. 

Por entender que isso afetaria a imagem do Catar e possíveis investimentos, o Governo tentou abafar o caso e afirmou que o número girava em torno de 400 ou 500 trabalhadores de acidentes fatais.

SESI é Top of Mind em segurança do trabalho

Quando o mindset da empresa torna as ações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) um investimento em vez de despesas, os colaboradores ganham mais qualidade de trabalho e a empresa se torna mais competitiva, com ganho de produtividade e redução de gastos médicos e trabalhistas.

E sobre isso, o SESI é expert no assunto. Pelo quarto ano consecutivo, estamos entre os vencedores da categoria “Entidades Prestadores de Serviços” do Prêmio Top of Mind Proteção. 

Confie a Saúde e Segurança da sua empresa com quem entende do assunto. 

O SESI ajuda a sua empresa na adequação dos Programas Legais:

E também em Laudos e Avaliações: 

Clique aqui e fale diretamente com a nossa equipe!

">
Novo Ensino Médio: Novos tempos, novas formas de ensinar e aprender – Blog SESI de Saúde e Segurança
descer
SESI
Novo Ensino Médio: Novos tempos, novas formas de ensinar e aprender

Mais uma vez conectado às inovações na educação do Brasil, o sistema SESI SENAI entregou, no final de 2020, as cinco primeiras turmas do novo ensino médio do país. Mas você sabe o que é o novo ensino médio? Quais são seus objetivos e seus impactados na área da educação e para a sociedade em geral? Nesse artigo, você ficará por dentro de tudo que diz respeito a esse novo momento da educação no Brasil e quais os seus principais benefícios para a vida dos estudantes de todo o país.  

A principal mudança produzida pelo novo ensino médio tem a ver com o estabelecimento de uma nova grade curricular que vai do primeiro ao terceiro ano. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu que o novo ensino médio terá o total de três mil horas. Dessas, 1.800 são destinadas ao currículo comum (formado por disciplinas tradicionalmente ofertadas como Física, Biologia, Português, etc) e 1.200 aos itinerários formativos, os quais são divididos em cinco matérias:

  1. Linguagens e Suas Tecnologias
  2. Matemática e Suas Tecnologias
  3. Ciências a Natureza e Suas Tecnologias
  4. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  5. Formação Técnica e Profissional

Segundo a Gerente de Educação do SESI, Ana Paula Henrique Pinho, as aulas acontecem de forma integrada entre a base curricular comum e o itinerário escolhido pelo estudante. “O novo formato de currículo integrado tem sido bem aceito pelos pais e estudantes e no período da campanha de matrícula a escola fica aberta para visita dos pais e alunos que são convidados a conhecer o espaço físico e a proposta pedagógica da escola”, afirma Ana Paula. E completa: “essa reformulação do ensino permite ao estudante fazer os três anos do ensino médio pensando e construindo seu futuro”.

Isso ocorre porque a mudança no currículo permite ao estudante “sair direto para a universidade e, ainda assim, estar capacitado completamente para o mercado”, conforme garante Marlos Bruno Aguiar, Analista de Processos Educacionais do SENAI. De acordo com ele, essa mudança no ensino médio é uma resposta a um currículo escolar obsoleto que não atendia mais às necessidades da sociedade brasileira. Danielle Santos, Coordenadora de Educação do SESI, também acredita na importância dessa mudança para o desenvolvimento da educação no Brasil: “O modelo tradicional, fragmentado em disciplinas, não motiva mais as novas gerações. Nesse sentido, a reforma do ensino médio é uma oportunidade de mudanças e transformações na forma de aprender e ensinar”.

Para a Superintende Regional do SESI Ceará, Veridiana Grotti de Soáreaz, o maior benefício proporcionado pelo novo ensino médio é o aumento do rendimento escolar dos alunos, visto que eles terão a oportunidade de estudar disciplinas e fazer cursos técnicos nas áreas em que eles possuem mais afinidade. “O estudante se direciona para o itinerário formado pelas matérias e cursos técnicos com os quais ele já tem um engajamento, por isso mesmo o aluno se torna o protagonista do seu ensino, aprendizado e carreira”, afirma Grotti.

Ainda segundo a superintendente, o novo ensino médio segue as diretrizes educacionais implementadas com sucesso em países como Estados Unidos, Japão e Finlândia e contribuirá para evitar a evasão escolar, pois “nessa nova realidade o estudante entende o porquê de estar aprendendo”. E o SESI já começou a colher resultados dessa nova metodologia, de acordo com Veridiana. Um exemplo disso foi o bom desempenho no último ENEM no qual alguns alunos chegaram a tirar 960 na redação.

Assim, por acreditar de fato nas mudanças propostas pela BNCC, o SESI pretende expandir essas mudanças na grade curricular de todas as escolas SESI SENAI do Brasil. Além disso, garante a superintendente, o SESI dispõe de um material estruturado e de profissionais da educação capacitados para dar assessoria a qualquer escola do país que queira implementar o novo ensino médio em seu currículo.

A Escola SESI SENAI está com as matrículas abertas para 2022, clique aqui e acesse os editais.

SESI

Sobre o Autor: SESI

O blog corporativo do SESI Ceará surge como um instrumento de ligação com o público externo, no qual oferece seu conhecimento e expertise em Saúde e Segurança para a Indústria como fomento para a discussão de temas inerentes à área.
Comentar