O Novembro Azul surge como uma mobilização em prol da saúde masculina, com o intuito de estimular os homens a cuidarem mais da própria saúde de maneira ativa, com autocuidado e em uma perspectiva integral.
As orientações são para o cuidado diário e compreendem a promoção, prevenção de doenças e recuperação da saúde da população masculina ao longo de toda a vida. Afinal, para viver bem é preciso se cuidar todos os dias.
Só para você ter uma ideia, o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer que acomete os homens. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), eles representam 29% dos diagnósticos da doença no Brasil.
Fora isso, a cada 38 minutos, um homem morre no país, vitima da doença. Entenda mais um pouco sobre essa campanha que mobiliza todo o mundo e saiba como garantir o autocuidado.
O que é o Novembro Azul?
A campanha do Novembro Azul foi criada em 1999 na Austrália e abraçada por vários países, trazida ao Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. O mês de Novembro foi escolhido para promover ações voltadas para a saúde masculina, principalmente para a prevenção do câncer de próstata.
O movimento, cada vez mais popular, conta com várias iniciativas com o objetivo de informar e quebrar paradigmas sobre as doenças masculinas. Durante todo o mês, são realizadas apresentações, debates, palestras, workshops e outras ações do tipo para engajar e conscientizar a população.
O que é o câncer de próstata?
O câncer de próstata é uma doença silenciosa e que se não houver os devidos cuidados, pode ser fatal.
De acordo com o INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, em formato de maçã e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso).
Mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. (INCA, 2021).
Alguns desses tumores podem crescer de maneira rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar a morte. Porém, a maioria costuma crescer de forma lenta, podendo levar aproximadamente 15 anos para atingir 1 cm³. Por conta disso, alguns não chegam a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
Quais são os fatores de risco?
Geralmente, o câncer de próstata acomete homens com idade superior aos 50 anos. Mas, esse não é o único fator de risco. Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias também é um fator.
Para além disso, o excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado, assim como também o excesso de consumo de sódio, sedentarismo, tabagismo, imunossupressão e consumo excessivo de álcool podem facilitar o surgimento da doença.
Quais são os sinais e sintomas do câncer de próstata?
Na sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são parecidos aos do crescimento benigno da próstata, como:
- Dificuldade de urinar
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
Já na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Como pode ser feita a detecção precoce e o tratamento?
A detecção precoce do câncer é uma estratégia usada para encontrar um tumor na sua fase inicial, permitindo assim mais chance de um tratamento com sucesso.
Ela pode ser feita através de investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios e radiológicos, isso no caso de pessoas com sinais e sintomas da doença ou pessoas que não possuem sintomas, mas pertencem ao grupo com maior possibilidade de desenvolver a doença.
Para o câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).
E como funciona o tratamento? Para o câncer que atingiu apenas a próstata, cirurgia e radioterapia são os tratamentos mais comuns. Mas, se a doença estiver localmente avançada, além da radioterapia e cirurgia, também será feito um tratamento hormonal combinado.
Se a doença for metastática, ou seja, quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo, o tratamento de terapia hormonal é o mais indicado.
Que outros cuidados com a saúde podem prevenir a doença?
Se você ainda não possui 50 anos e não tem pretensão de se preocupar agora, saiba que algumas medidas podem ser tomadas a partir de agora para que a doença não vire um problema no futuro.
Seguir uma alimentação rica em frutas, verduras, grãos, cereais integrais, legumes e com menos gordura é uma das formas de se cuidar. Também é importante praticar diariamente pelo menos 30 minutos de exercícios físicos.
Além disso, é importante que você controle o peso corporal para ele ficar adequado com a sua altura e evite o consumo de álcool e cigarro.
Depois desse artigo, ficou claro porque que você não pode descuidar da sua saúde, não é mesmo? E mesmo que a pauta seja o Novembro Azul, não é preciso esperar por esse mês para isso. Lembre-se: homem que se cuida tem atitude!