Em 2022, o novo modelo de Ensino Médio já está em vigor nas escolas brasileiras, pelo menos para os estudantes do 1º ano. A implementação obrigatória está sendo realizada de forma gradual, de modo que todas as três séries estejam adaptadas até 2024.

A rede de Escolas SESI SENAI foi a primeira no País a começar a implementar o novo sistema, ainda em 2018, nos estados do Ceará, Alagoas, Bahia, Goiás e Espírito Santo. A primeira turma que cursou esse novo sistema completo, do 1º ao 3º ano, se formou em 2020.

Devido ao grande abandono escolar no Ensino Médio, notou-se a necessidade de reformular o modelo de ensino para torná-lo mais aderente ao interesse do jovem do século XXI e às demandas do mercado de trabalho.

Antes, todos os estudantes passavam pela mesma formação, agora cada um deles tem a chance de escolher parte dos assuntos que desejam aprofundar ou realizar um curso técnico dentro da carga horária de Ensino Médio. São muitas novidades, confira os detalhes das mudanças do antigo para o novo modelo e entenda como vai funcionar.

Escola SESI SENAI Unidade Parangaba

Como a grade curricular é dividida    

Entre as principais mudanças, o currículo escolar agora é dividido em duas partes: disciplinas iguais para todos os estudantes, conhecidas como Base Nacional Comum Curricular, e uma disciplina de maior interesse ou curso técnico optado pelo aluno, denominado itinerário formativo.

Dessa forma, os jovens são formados em fundamentos básicos para ter uma visão de mundo crítica e abrangente, mas também podem estudar com mais afinco os temas que mais despertam interesse para o seu futuro profissional.

Conteúdo1º ano2º ano3º ano
Base Nacional Comum Curricular800 horas600 horas400 horas
Itinerário formativo200 horas400 horas600 horas

O Ensino Médio continua sendo dividido em três anos, mas a carga horária é um pouco maior. O tempo mínimo aumentou de 800 para 1.000 horas.

Base Nacional Comum Curricular

Estávamos acostumados a aprender disciplinas específicas, como Biologia, História e Português. Então, outra grande mudança é que o conteúdo é ensinado de forma interdisciplinar, ou seja, todas as matérias foram aglutinadas em quatro disciplinas, por áreas de conhecimento.

LinguagensMatemáticaCiências HumanasCiências da Natureza
Língua Portuguesa Inglês Educação Física Artes  MatemáticaHistória Geografia Filosofia SociologiaBiologia Química Física

Hoje, em vez de os horários de aula serem distribuídos para 12 disciplinas, eles passam a ser divididos para essas quatro (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), em diferentes proporções. Nenhuma disciplina tradicional foi excluída. O que muda é o formato como elas vão ser ensinadas.

Itinerários formativos

Enquanto um aluno pode ter muito mais facilidade em entender os grandes filósofos da humanidade, outro pode ter mais interesse em equações e trigonometria, e um terceiro pode estar mais inclinado a desenvolver habilidades profissionais.

Então a proposta dos itinerários formativos é dar essa oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na disciplina que você mais gosta entre Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza ou optar por um curso técnico.

O itinerário formativo é escolhido no começo do 1º ano e deve ser seguido até o fim do Ensino Médio.

As escolas são obrigadas a ofertar, pelo menos, dois desses itinerários formativos. Nas escolas SESI SENAI, são ofertados para todos os alunos as seguintes opções:

Além disso, os dependentes de trabalhadores da indústria podem optar gratuitamente pelas seguintes alternativas, que são ofertadas na unidade do SENAI da Barra do Ceará:

Projeto de Vida

Ao considerar que nessa fase da vida começamos a pensar sobre carreira profissional, a reforma incluiu no programa pedagógico o Projeto de Vida, que tem como objetivo orientar os alunos a explorar suas habilidades, descobrir seus interesses e estimular o autoconhecimento.

Cada escola tem a liberdade de decidir se o Projeto de Vida vai ser em formato de disciplina específica ou vai ser diluído nas aulas, por meio de conversas e atividades com os professores. De qualquer forma, ele está incluído na carga horária obrigatória a todos, isto é, na Base Nacional Comum Curricular.

Quais as vantagens desse modelo?

Conheça a Escola SESI SENAI

No Ceará, as unidades são localizadas em Fortaleza (Parangaba e Centro), Sobral e Juazeiro do Norte. Venha na Escola SESI SENAI conhecer melhor nossa metodologia diferenciada, com aulas também de empreendedorismo e robótica e espaços inovadores, como Sala de Matemática, Sala de Ciências e Espaço Maker.

Agende já a sua visita pelo WhatsApp 4009-6300.

">
No mês das mães, nossa preocupação é com a saúde mental materna – Blog SESI de Saúde e Segurança
descer
SESI
No mês das mães, nossa preocupação é com a saúde mental materna

Os cuidados com a saúde mental são importantes em qualquer fase da vida. Mas, e quando um bebê chega? Ou quando você é mãe, esposa e trabalha fora? São muitas preocupações e nem sempre nos importamos com isso, concorda?

Devido à rotina do dia a dia, é comum menosprezar a saúde mental para priorizar o marido, os filhos e o trabalho. Isso é um erro. Afinal, ter cuidado com a saúde psicológica e emocional é essencial para prevenir quadros de depressão e outros tipos de transtornos mentais. 

E não é por acaso que um dos momentos que as mulheres mais precisam se atentar aos cuidados com a mente, é quando essa fase chega: a maternidade. Pensando nisso, preparamos este artigo para conversar com você sobre saúde mental, a importância de mantê-la em dia e dicas de como fazer isso. 

O que é saúde mental e qual importância de mantê-la em dia?

A saúde mental está ligada diretamente à mente. Ela envolve as maneiras que as pessoas reagem e lidam com as situações do dia a dia. Envolve também o modo como a pessoa equilibra suas emoções, ambições, capacidades, ideias e desejos. 

E o que é ter saúde mental? É estar bem consigo e com os outros. É saber lidar com as boas emoções e também com as ruins, é aceitar as exigências da vida. É entender que tudo faz parte da vida, é algo passageiro. 

Quando você mantém a saúde mental em dia, você consegue evitar problemas de saúde como ansiedade, depressão e outros tipos de transtornos mentais que podem impactar diretamente na sua qualidade de vida. 

Como conciliar a maternidade com a rotina do dia a dia? 

É óbvio que nenhuma mulher precisa abdicar da carreira e dos outros afazeres do dia a dia para cuidar dos filhos. É possível conciliar tudo isso e ainda ter qualidade de vida. Preparamos algumas dicas que podem ajudar você nessa missão.

Tenha organização 

Parece óbvio, mas com a rotina agitada do dia a dia, nem sempre é possível manter tudo organizado. Porém, o ideal é que você tenha organização para evitar a sobrecarga. 

Tenha um horário definido para realizar cada atividade, separe refeições, roupas e tudo que você conseguir adiantar na noite anterior. Com essa programação feita antecipadamente, mais fácil será a rotina.

Apenas não veja isso como uma obrigação, combinado? Imprevistos acontecem e isso é normal. 

Desconecte-se de vez em quando 

O mundo de hoje é totalmente conectado e é difícil não querer ficar nas redes sociais 24 horas por dia, não é mesmo? Isso facilita a comunicação, mas estar sempre conectado também pode deixar você ansioso e com picos de estresse.

A nossa dica é que você deixe o celular de lado após o expediente por um tempinho. Você pode ver uma série, ler um livro ou até mesmo relaxar ouvindo música e tomando um bom vinho. Apenas crie o hábito de desconectar. 

Saiba delegar 

Hoje em dia, é comum escutar um pai dizendo que “ajuda nas tarefas de casa” ou “ajuda a cuidar do filho”. Nenhum pai deve se vangloriar disso, até porque ele está apenas cumprindo com sua obrigação de marido e pai. E é fundamental que você, mulher, divida as tarefas com ele. Afinal, você não casou sozinha e nem fez o filho só. 

Hoje é comum que as mulheres trabalhem fora e, por vezes, até mais que os homens. Então, nada mais justo que tudo seja dividido. Você não precisa “abarcar o mundo” sozinha. Assim, ninguém sai prejudicado. 

Além disso, aprenda a pedir ajuda sempre que julgar necessário. Muitas mulheres querem dar conta de tudo e não aceitam quando a avó da criança pede para deixar o neto na escola, por exemplo. Se você tem a oportunidade de conseguir a ajuda de outras pessoas, seja alguém da família ou contratada, aceite. Essa pessoa vai ajudar você a evitar a sobrecarga excessiva.

Tire um tempo para si 

Cuidar dos filhos é bom, mas não esqueça de tirar um tempo para cuidar de você e para fazer as coisas que você gosta. Pode até ser um tempo curto, mas é fundamental que você tenha um tempo só seu. Nesses momentos, você relaxa e ganha mais energia para continuar com a rotina. 

E o SESI pode te ajudar com isso. Aqui, temos atividades físicas, como musculação, aula de ritmos, natação, hidroginástica para você cuidar do corpo e da mente.

Caso precise de um médico, você também pode contar conosco. Temos clínicos gerais e especialistas em várias áreas, como nutrição e psicologia, tudo para que você fique com a saúde em dia e cuide tanto do seu bem-estar, como das pessoas que você ama. 

Claro que também temos a Escola SESI SENAI para que os pequenos estudem, aprendam e se desenvolvam para construir uma vida de qualidade e com sucesso. Somos uma empresa completa e aqui você encontra tudo que precisa para que sua rotina seja prazerosa e você consiga dar conta de tudo sem estresses e priorizando sua saúde como um todo. Quer saber mais? Clique aqui e acesse nosso site. 

SESI

Sobre o Autor: SESI

O blog corporativo do SESI Ceará surge como um instrumento de ligação com o público externo, no qual oferece seu conhecimento e expertise em Saúde e Segurança para a Indústria como fomento para a discussão de temas inerentes à área.
Comentar