ela ajudou a me encontrar e decidir o curso que quero levar para a minha vida. Hoje, eu sei que eu quero fazer Design Gráfico e foi a robótica que me permitiu chegar a essa certeza", afirma o jovem, que descobriu na sala de aula ser craque em organização.

Programa pedagógico moderno

A Escola SESI SENAI tem uma metodologia inovadora que prepara os alunos para o mercado de trabalho com importante base de conhecimento, senso crítico e habilidades sociais.

Além da grade curricular tradicional e das aulas de Robótica, os alunos também aprendem as disciplinas de Inovação, Empreendedorismo e Educação para Valores. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas. Confira os editais pelo site!

">
No mês das mães, nossa preocupação é com a saúde mental materna – Blog SESI de Saúde e Segurança
descer
SESI
No mês das mães, nossa preocupação é com a saúde mental materna

Os cuidados com a saúde mental são importantes em qualquer fase da vida. Mas, e quando um bebê chega? Ou quando você é mãe, esposa e trabalha fora? São muitas preocupações e nem sempre nos importamos com isso, concorda?

Devido à rotina do dia a dia, é comum menosprezar a saúde mental para priorizar o marido, os filhos e o trabalho. Isso é um erro. Afinal, ter cuidado com a saúde psicológica e emocional é essencial para prevenir quadros de depressão e outros tipos de transtornos mentais. 

E não é por acaso que um dos momentos que as mulheres mais precisam se atentar aos cuidados com a mente, é quando essa fase chega: a maternidade. Pensando nisso, preparamos este artigo para conversar com você sobre saúde mental, a importância de mantê-la em dia e dicas de como fazer isso. 

O que é saúde mental e qual importância de mantê-la em dia?

A saúde mental está ligada diretamente à mente. Ela envolve as maneiras que as pessoas reagem e lidam com as situações do dia a dia. Envolve também o modo como a pessoa equilibra suas emoções, ambições, capacidades, ideias e desejos. 

E o que é ter saúde mental? É estar bem consigo e com os outros. É saber lidar com as boas emoções e também com as ruins, é aceitar as exigências da vida. É entender que tudo faz parte da vida, é algo passageiro. 

Quando você mantém a saúde mental em dia, você consegue evitar problemas de saúde como ansiedade, depressão e outros tipos de transtornos mentais que podem impactar diretamente na sua qualidade de vida. 

Como conciliar a maternidade com a rotina do dia a dia? 

É óbvio que nenhuma mulher precisa abdicar da carreira e dos outros afazeres do dia a dia para cuidar dos filhos. É possível conciliar tudo isso e ainda ter qualidade de vida. Preparamos algumas dicas que podem ajudar você nessa missão.

Tenha organização 

Parece óbvio, mas com a rotina agitada do dia a dia, nem sempre é possível manter tudo organizado. Porém, o ideal é que você tenha organização para evitar a sobrecarga. 

Tenha um horário definido para realizar cada atividade, separe refeições, roupas e tudo que você conseguir adiantar na noite anterior. Com essa programação feita antecipadamente, mais fácil será a rotina.

Apenas não veja isso como uma obrigação, combinado? Imprevistos acontecem e isso é normal. 

Desconecte-se de vez em quando 

O mundo de hoje é totalmente conectado e é difícil não querer ficar nas redes sociais 24 horas por dia, não é mesmo? Isso facilita a comunicação, mas estar sempre conectado também pode deixar você ansioso e com picos de estresse.

A nossa dica é que você deixe o celular de lado após o expediente por um tempinho. Você pode ver uma série, ler um livro ou até mesmo relaxar ouvindo música e tomando um bom vinho. Apenas crie o hábito de desconectar. 

Saiba delegar 

Hoje em dia, é comum escutar um pai dizendo que “ajuda nas tarefas de casa” ou “ajuda a cuidar do filho”. Nenhum pai deve se vangloriar disso, até porque ele está apenas cumprindo com sua obrigação de marido e pai. E é fundamental que você, mulher, divida as tarefas com ele. Afinal, você não casou sozinha e nem fez o filho só. 

Hoje é comum que as mulheres trabalhem fora e, por vezes, até mais que os homens. Então, nada mais justo que tudo seja dividido. Você não precisa “abarcar o mundo” sozinha. Assim, ninguém sai prejudicado. 

Além disso, aprenda a pedir ajuda sempre que julgar necessário. Muitas mulheres querem dar conta de tudo e não aceitam quando a avó da criança pede para deixar o neto na escola, por exemplo. Se você tem a oportunidade de conseguir a ajuda de outras pessoas, seja alguém da família ou contratada, aceite. Essa pessoa vai ajudar você a evitar a sobrecarga excessiva.

Tire um tempo para si 

Cuidar dos filhos é bom, mas não esqueça de tirar um tempo para cuidar de você e para fazer as coisas que você gosta. Pode até ser um tempo curto, mas é fundamental que você tenha um tempo só seu. Nesses momentos, você relaxa e ganha mais energia para continuar com a rotina. 

E o SESI pode te ajudar com isso. Aqui, temos atividades físicas, como musculação, aula de ritmos, natação, hidroginástica para você cuidar do corpo e da mente.

Caso precise de um médico, você também pode contar conosco. Temos clínicos gerais e especialistas em várias áreas, como nutrição e psicologia, tudo para que você fique com a saúde em dia e cuide tanto do seu bem-estar, como das pessoas que você ama. 

Claro que também temos a Escola SESI SENAI para que os pequenos estudem, aprendam e se desenvolvam para construir uma vida de qualidade e com sucesso. Somos uma empresa completa e aqui você encontra tudo que precisa para que sua rotina seja prazerosa e você consiga dar conta de tudo sem estresses e priorizando sua saúde como um todo. Quer saber mais? Clique aqui e acesse nosso site. 

SESI

Sobre o Autor: SESI

O blog corporativo do SESI Ceará surge como um instrumento de ligação com o público externo, no qual oferece seu conhecimento e expertise em Saúde e Segurança para a Indústria como fomento para a discussão de temas inerentes à área.
Comentar