Março lilás: conscientização e combate ao câncer de colo uterino – Blog SESI de Saúde e Segurança
descer
SESI
Março lilás: conscientização e combate ao câncer de colo uterino

O Março Lilás é o mês de conscientização sobre o câncer de colo uterino. A campanha é um lembrete as mulheres sobre a importância do Exame Papanicolau como também da vacina contra HPV.

Mas afinal de contas o que tudo isso tem a ver? O exame Papanicolau ou Exame de Prevenção como é popularmente conhecido, detecta alterações celulares no colo do útero. O principal objetivo do exame é fazer essa detecção de forma precoce, evitando assim o surgimento de lesões mais graves ou o câncer no colo em estágios mais avançados. Geralmente é um exame indolor, simples e rápido, em que o profissional de saúde realiza coleta de amostra de material para enviar ao laboratório.

Este exame é realizado rotineiramente em postos de saúde por enfermeiras como também pode ser feito por médicos ginecologistas em unidades de saúde públicas ou particulares.

E a vacina contra o HPV, qual a relação com o câncer no colo uterino?
A vacina é uma forma de prevenção que evita a infecção pelo HPV. Há pelo menos 13 tipos de HPV que são considerados oncogênicos, apresentando maior risco ou probabilidade de provocar infecções persistentes e estar associados a lesões precursoras do câncer. A vacina pode ser encontrada no SUS em postos de saúde, mas somente crianças em idade de 9 a 14 anos podem realizar o uso da mesma. Na rede privada é possível que mulheres possam tomar até os 45 anos. Procure sempre a orientação de seu médico e
cuide-se, a prevenção é e sempre será o melhor caminho.

Mirlene Holanda

Sobre o Autor: Mirlene Holanda

Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará – UFC, possui pós-graduação em Enfermagem do Trabalho pela Instituição 4 Saberes (chancelada pela Universidade Estadual do Ceará – UECE) e em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atua como enfermeira do trabalho na unidade SESI Parangaba.
Comentar