o Banco Santander S.A foi condenado a pagar uma multa de R$ 500 mil por não ter emitido o formulário de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) referente a 54 acidentes de trabalho. A ausência do documento pode dificultar a concessão de benefício do INSS aos acidentados.

De acordo com o artigo 22 da Lei 8.213/1991, que trata dos Planos de Benefícios da Previdência Social, o empregador é obrigado a comunicar à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao acidente. Em casos fatais, deve ser realizada imediatamente.

A Copa do Catar teve a sua reputação manchada após o jornal inglês The Guardian denunciar que mais de 6.500 trabalhadores haviam morrido na construção dos estádios do evento e nas obras de infraestrutura de aeroportos e rodovias do país-sede. 

Por entender que isso afetaria a imagem do Catar e possíveis investimentos, o Governo tentou abafar o caso e afirmou que o número girava em torno de 400 ou 500 trabalhadores de acidentes fatais.

SESI é Top of Mind em segurança do trabalho

Quando o mindset da empresa torna as ações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) um investimento em vez de despesas, os colaboradores ganham mais qualidade de trabalho e a empresa se torna mais competitiva, com ganho de produtividade e redução de gastos médicos e trabalhistas.

E sobre isso, o SESI é expert no assunto. Pelo quarto ano consecutivo, estamos entre os vencedores da categoria “Entidades Prestadores de Serviços” do Prêmio Top of Mind Proteção. 

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Impactos do exercício físico na saúde da mulher – Blog SESI de Saúde e Segurança
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SESI
Impactos do exercício físico na saúde da mulher

Adotar uma rotina de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde das mulheres. As vantagens vão muito além de uma questão estética, há melhorias na saúde fisiológica e mental. A atividade física regular é um fator importante para a promoção e manutenção da saúde da mulher em todas as idades e situações.

Mesmo antes da puberdade existem diferenças fisiológicas que tendem a aumentar durante a adolescência e a vida adulta em função de tamanho e composição corporal: os homens possuem maior massa muscular, enquanto as mulheres possuem maior percentual de gordura corporal. Ao fazer exercícios físicos, há a liberação de endorfina, conhecida como hormônio do prazer, fazendo com que as mulheres sintam menos cólicas e menos efeitos relacionados à TPM, como mudanças de humor e dores nas mamas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, para obtenção de saúde em adultos é necessário um volume de atividade física semanal de 150 a 300 minutos (moderada) ou de  75 a 150 minutos (intensa), quando não houver contraindicação.

Na ausência de anormalidades, a prática do exercício físico durante a gestação é benéfica e recomendada. Se a gestação não for de risco, quem já praticava exercícios  pode continuar a fazê-los, respeitando sempre as limitações do corpo. Além disso, existem muitos outros benefícios: controle do peso, manutenção da aptidão física,  redução de sintomas negativos da gravidez (dores nas costas, varizes), diminuição da tensão no parto e uma recuperação no pós-parto mais rápida.

Durante o climatério, a qualidade de vida das mulheres também é beneficiada com a prática regular de exercícios físicos. Nessa fase da vida, o corpo passa por efeitos colaterais, como a  redução do metabolismo e oscilação do humor, período em que várias patologias podem ser diagnosticadas. As mais recorrentes são: diabetes mellitus tipo II, dislipidemia, obesidade, aumento da pressão arterial, osteoporose, ansiedade e depressão.

Para idosas saudáveis é importante que desde a infância as meninas sejam estimuladas a terem um estilo de vida ativo, uma vez que a prática regular de exercício físico é um meio não farmacológico muito eficaz na prevenção de doenças, fato que é confirmado pelo posicionamento Oficial da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva que afirma existir uma forte relação dose-resposta entre o nível de aptidão física e seu efeito protetor, com o risco  de adquirir doença diminuindo à medida que a atividade física aumenta.

O SESI Ceará oferta Treinamento Funcional Online. Não pare de se movimentar, realize exercícios no conforto de sua casa a fim de ter um corpo e mente mais saudáveis, melhorando seu condicionamento físico e promovendo saúde e bem-estar.

Denise Pereira Araújo

Sobre o Autor: Denise Pereira Araújo

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Fisiologia do Exercício, Atividade Física, Nutrição e Saúde pela Unifor e em Residência Multiprofissional em Saúde Mental pela Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia. Atualmente é Analista de Serviços da Promoção da Saúde – Pessoa Jurídica do SESI Ceará. ,
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