Clique aqui e saiba mais sobre essa especialidade.

Agora, se você achar que seu problema é mais urgente e que há muitos sintomas que estão incomodando e prejudicando sua qualidade de vida, procure um psiquiatra. Em geral, eles são recomendados quando os sintomas físicos podem ser severos e colocar em risco sua vida ou do paciente. 

No SESI Clínica também temos o serviço de psiquiatria disponível para população. Para o atendimento, não é preciso de nenhum guia ou encaminhamento. Clique aqui e saiba mais sobre o serviço de psiquiatria. 

Em todo caso, independente de qual profissional escolher, não hesite em buscar ajuda. Procure um profissional confiável para que ele faça uma avaliação e dê o melhor diagnóstico para você poder cuidar da sua saúde e qualidade de vida.

">
Dia mundial sem tabaco – Blog SESI de Saúde e Segurança
descer
SESI
Dia mundial sem tabaco

O dia 31 de maio é marcado pela luta mundial antitabaco. A mobilização visa conscientizar as pessoas dos malefícios causados pelo tabagismo. Fumar é fator de risco para diversas doenças, como vários tipos de câncer, doenças do aparelho respiratório e cardiovasculares. Osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, complicações na gravidez, infertilidade e menopausa precoce na mulher também estão relacionadas ao tabagismo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo mata mais de 8 milhões de pessoas no mundo todos os anos, sendo 7 milhões de fumantes diretos e cerca de 1,2 milhão por exposição ao fumo passivo.

O tabagismo também é considerado fator de risco para a Covid-19, além de ser um agravante, considerando que o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença, devido ao comprometimento da capacidade pulmonar.

Parar de fumar é uma decisão muito importante, exige motivação e força de vontade. Adotar estratégias que auxiliem neste processo é fundamental para o sucesso, como retirar objetos relacionados com o cigarro, praticar alguma atividade física, se alimentar bem, aprender práticas de relaxamento, buscar apoio familiar e também ajuda profissional.

Os benefícios para quem deixa de fumar são inúmeros, como a normalização da pressão arterial e da frequência cardíaca, melhora do paladar (sabor) e do olfato (cheiro) e a longo prazo os riscos de doenças cardíacas, pulmonares e câncer diminuem consideravelmente. Além disso, também existe a economia financeira, os valores antes gastos com cigarro podem ser investidos em saúde e qualidade de vida.

Huiara da Silva

Sobre o Autor: Huiara da Silva

Graduada em Enfermagem pela FASEH, especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade São Camilo e especialista em formação de educadores em Saúde pela UFMG. Pós-graduanda em Gestão em Saúde pela PUC-MINAS. Atualmente é Enfermeira do Trabalho no SESI Parangaba.
Comentar