ela ajudou a me encontrar e decidir o curso que quero levar para a minha vida. Hoje, eu sei que eu quero fazer Design Gráfico e foi a robótica que me permitiu chegar a essa certeza", afirma o jovem, que descobriu na sala de aula ser craque em organização.

Programa pedagógico moderno

A Escola SESI SENAI tem uma metodologia inovadora que prepara os alunos para o mercado de trabalho com importante base de conhecimento, senso crítico e habilidades sociais.

Além da grade curricular tradicional e das aulas de Robótica, os alunos também aprendem as disciplinas de Inovação, Empreendedorismo e Educação para Valores. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas. Confira os editais pelo site!

">
Confira os fatores de risco do câncer de mama – Blog SESI de Saúde e Segurança
descer
SESI
Confira os fatores de risco do câncer de mama

O interesse em cuidar da saúde pode ser ensinado em casa. Uma menina tendo a mãe como referência de consultas médicas em dia e de rotina saudável vai absorver isso como um modelo a ser seguido. O mesmo vale para o combate ao câncer de mama. O autocuidado passa de mãe para filha.

Neste Outubro Rosa, queremos conscientizar sobre os hábitos que podem reduzir a incidência e a mortalidade por câncer de mama para além da mamografia a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos. Primeiro, é preciso entender alguns fatores de risco.

Atenção ao histórico familiar

Um dos principais fatores é o hereditário. Você sabe se tem histórico de câncer de ovário ou de mama na sua família? Isso torna ainda mais importante a conversa entre mãe e filha. Muitas vezes, esse questionamento não passa pela nossa cabeça no dia a dia, mas é feito em consultas ginecológicas.

Assim, ter o acompanhamento do ginecologista desde jovem é essencial para a menina entender seu corpo, tirar suas dúvidas sobre a transformação com a puberdade e saber diferenciar o que é normal e o que deve ser investigado. Há mulheres que passam da adolescência sem ter se consultado e ficam adiando ainda mais por vergonha de ir pela primeira vez já adultas. Porém, nunca é tarde para começar a se cuidar.

Exercício físico em dia

Outros fatores de risco são o sobrepeso e a falta de atividade física. Podem existir diversas causas para o sobrepeso, que podem ser esclarecidas com orientação médica e nutricionista. Já a falta de exercícios físicos pode ser contornada com uma prática gradativa de um esporte de seu interesse.

Existem dezenas de categorias de esportes: com ou sem bola, na quadra, na piscina, na areia, individual e coletivo, baixa e alta intensidade. Se você acha mais difícil começar sozinha, pode chamar sua mãe, filha ou amiga que também tenha o objetivo de praticar exercícios físicos para ser mais motivador. O recomendado é, pelo menos, 150 minutos por semana.

Observação dos sinais

Além disso, a idade avançada é outro aspecto que se deve ficar alerta. Apesar de ninguém poder parar no tempo para burlar essa condição, o hábito que podemos incorporar na nossa rotina é a atenção com possíveis sinais de que algo está errado. Na maioria dos casos de câncer de mama, é a própria paciente que identifica os primeiros sintomas. São eles:

  • Nódulo endurecido, fixo e indolor na mama
  • Vazamento espontâneo de líquidos pelo mamilo
  • Alterações no mamilo
  • Retração da pele nas mamas, com aparência de uma casca de laranja
  • Pele avermelhada na região

Esses sinais podem ser identificados pela observação a olho nu. Fique atenta em momentos como a hora do banho e na troca de roupas, principalmente a partir dos 50 anos. Em caso de predisposição hereditária, o cuidado deve começar mais jovem ainda.

Cuide de você e de quem você ama

A SESI Clínica oferece diversos serviços para facilitar o seu acesso ao autocuidado.

  • Consulta Ginecológica
  • Consulta Ginecológica + Prevenção do Câncer
  • Ultrassonografia Mamária
  • Ultrassonografia Obstétrica
  • Ultrassonografia Pélvica
  • Ultrassonografia Vias Urinárias

Para agendar, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp (85) 4009-6300 ou clique aqui para agendar pelo no nosso site.

SESI

Sobre o Autor: SESI

O blog corporativo do SESI Ceará surge como um instrumento de ligação com o público externo, no qual oferece seu conhecimento e expertise em Saúde e Segurança para a Indústria como fomento para a discussão de temas inerentes à área.
Comentar