o Banco Santander S.A foi condenado a pagar uma multa de R$ 500 mil por não ter emitido o formulário de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) referente a 54 acidentes de trabalho. A ausência do documento pode dificultar a concessão de benefício do INSS aos acidentados.

De acordo com o artigo 22 da Lei 8.213/1991, que trata dos Planos de Benefícios da Previdência Social, o empregador é obrigado a comunicar à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao acidente. Em casos fatais, deve ser realizada imediatamente.

A Copa do Catar teve a sua reputação manchada após o jornal inglês The Guardian denunciar que mais de 6.500 trabalhadores haviam morrido na construção dos estádios do evento e nas obras de infraestrutura de aeroportos e rodovias do país-sede. 

Por entender que isso afetaria a imagem do Catar e possíveis investimentos, o Governo tentou abafar o caso e afirmou que o número girava em torno de 400 ou 500 trabalhadores de acidentes fatais.

SESI é Top of Mind em segurança do trabalho

Quando o mindset da empresa torna as ações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) um investimento em vez de despesas, os colaboradores ganham mais qualidade de trabalho e a empresa se torna mais competitiva, com ganho de produtividade e redução de gastos médicos e trabalhistas.

E sobre isso, o SESI é expert no assunto. Pelo quarto ano consecutivo, estamos entre os vencedores da categoria “Entidades Prestadores de Serviços” do Prêmio Top of Mind Proteção. 

Confie a Saúde e Segurança da sua empresa com quem entende do assunto. 

O SESI ajuda a sua empresa na adequação dos Programas Legais:

E também em Laudos e Avaliações: 

Clique aqui e fale diretamente com a nossa equipe!

">
Autocuidado: algumas dicas importantes para viver mais plenamente – Blog SESI de Saúde e Segurança
descer
SESI
Autocuidado: algumas dicas importantes para viver mais plenamente

Em meio aos novos comportamentos adquiridos durante pandemia, o autocuidado se destacou como uma das principais estratégias para manter a sanidade mental em uma época na qual foi preciso repensar de forma imediata o nosso lugar no mundo e as formas de estabelecermos as relações interpessoais.

Nesse contexto, pequenos gestos podem produzir grandes resultados a fim de mantermos o equilíbrio do corpo e da mente e, por consequência, conseguirmos desenvolver da melhor forma possível as atividades imprescindíveis ao nosso dia a dia. Assim, paradoxalmente, precisamos criar uma nova rotina dentro de uma rotina nova que foi estabelecida pelo período pandêmico causado pelo novo coronavírus.

Aqui, apresentamos algumas dicas para você criar novos hábitos e se tornar uma pessoa mais calma e equilibrada nesse momento tão conturbado em que vivemos:

  • Produza momentos de descanso

Criar instantes de ócio durante os intervalos do home office é uma boa opção para relaxar e, com isso, evitar a ansiedade característica desse período em que as pessoas estão mais isoladas em casa do que se relacionando com seus colegas de trabalho.

  • Exercite a autoreflexão

Pare um pouco para refletir sobre aquilo que te faz ou não bem e também acerca do bem que você tem feito ou não em relação a si e às outras pessoas. Reflita também sobre tudo o que está acontecendo ao seu redor e como você pode contribuir para a construção de um mundo melhor.

  • Avalie a sua saúde física e mental

Pratique atividades físicas (em casa ou fora dela), hidrata-se bem e procure manter bons hábitos alimentares. Além disso, crie tempo para ler um livro, assistir um filme ou série que te fazem bem e, caso acredite ser necessário, faça terapia e pratique a meditação.   

Essas são algumas dicas de atividades que certamente te ajudarão a se manter mais estável física e mentalmente. Para além disso, lembre-se sempre de que a internet é sua grande aliada nesse instante. Ou seja, todas as atividades que apresentamos podem ser praticadas de forma remota. E mais: outras propostas de ações de autocuidado podem ser facilmente encontradas por meio de uma pesquisa rápida no universo virtual.

Fora isso, você pode criar momentos de interação via online com amigos, parentes ou com pessoas de interesses semelhantes (grupos de Facebook, Whatsapp, etc) e assim criar e/ou manter elos emocionais importantíssimos para se preparar da melhor forma para a chegada de uma nova realidade pós-pandemia.

SESI

Sobre o Autor: SESI

O blog corporativo do SESI Ceará surge como um instrumento de ligação com o público externo, no qual oferece seu conhecimento e expertise em Saúde e Segurança para a Indústria como fomento para a discussão de temas inerentes à área.
Comentar