Em meio aos novos comportamentos adquiridos durante pandemia, o autocuidado se destacou como uma das principais estratégias para manter a sanidade mental em uma época na qual foi preciso repensar de forma imediata o nosso lugar no mundo e as formas de estabelecermos as relações interpessoais.
Nesse contexto, pequenos gestos podem produzir grandes resultados a fim de mantermos o equilíbrio do corpo e da mente e, por consequência, conseguirmos desenvolver da melhor forma possível as atividades imprescindíveis ao nosso dia a dia. Assim, paradoxalmente, precisamos criar uma nova rotina dentro de uma rotina nova que foi estabelecida pelo período pandêmico causado pelo novo coronavírus.
Aqui, apresentamos algumas dicas para você criar novos hábitos e se tornar uma pessoa mais calma e equilibrada nesse momento tão conturbado em que vivemos:
- Produza momentos de descanso
Criar instantes de ócio durante os intervalos do home office é uma boa opção para relaxar e, com isso, evitar a ansiedade característica desse período em que as pessoas estão mais isoladas em casa do que se relacionando com seus colegas de trabalho.
- Exercite a autoreflexão
Pare um pouco para refletir sobre aquilo que te faz ou não bem e também acerca do bem que você tem feito ou não em relação a si e às outras pessoas. Reflita também sobre tudo o que está acontecendo ao seu redor e como você pode contribuir para a construção de um mundo melhor.
- Avalie a sua saúde física e mental
Pratique atividades físicas (em casa ou fora dela), hidrata-se bem e procure manter bons hábitos alimentares. Além disso, crie tempo para ler um livro, assistir um filme ou série que te fazem bem e, caso acredite ser necessário, faça terapia e pratique a meditação.
Essas são algumas dicas de atividades que certamente te ajudarão a se manter mais estável física e mentalmente. Para além disso, lembre-se sempre de que a internet é sua grande aliada nesse instante. Ou seja, todas as atividades que apresentamos podem ser praticadas de forma remota. E mais: outras propostas de ações de autocuidado podem ser facilmente encontradas por meio de uma pesquisa rápida no universo virtual.
Fora isso, você pode criar momentos de interação via online com amigos, parentes ou com pessoas de interesses semelhantes (grupos de Facebook, Whatsapp, etc) e assim criar e/ou manter elos emocionais importantíssimos para se preparar da melhor forma para a chegada de uma nova realidade pós-pandemia.