Esfera trabalhista

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é o primeiro a ser realizado para  identificar perigos e avaliar riscos no ambiente de trabalho. Assim, são elaborados o inventário de perigos e riscos do local, um plano de ação e um plano de emergência.

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é necessariamente vinculado ao PGR. A partir dos riscos analisados no ambiente, as ações abrangem avaliações clínico-ocupacionais, exames complementares, decisões técnicas e administrativas, com foco na melhoria na promoção da saúde do trabalhador.

Por exemplo, se foi detectado que o ruído das máquinas em um parque fabril é muito alto, então o médico do trabalho vai demandar uma audiometria para aquela equipe.

É obrigatório para minha empresa?
Todas as empresas são obrigadas a realizar o PGR e o PCMSO, exceto o microempreendedor individual (MEI) e as micro e pequenas empresas de grau de risco 1 ou 2 que atestem a ausência de perigos físicos, químicos e biológicos.

Com base nas demandas geradas pelo PGR, podem ser necessários outros documentos à parte, a depender de cada caso.

Em uma das etapas do PGR, podem ser identificados riscos como movimentos repetitivos, transporte manual de cargas, longo período em pé e constante uso de força, que vai demandar uma investigação mais minuciosa. Assim, a partir da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), pode ser estabelecida, por exemplo, uma rotatividade de posto de trabalho para aliviar um movimento repetitivo, ou a divisão de uma carga de 20 kg em duas de 10 kg.

Alguns riscos no ambiente de trabalho, quando estão acima do limite de tolerância, recebem o nome de insalubre. Além disso, um subconjunto desses riscos ainda requerem o adicional no salário do trabalhador. Para determinar tudo isso, é exigido um documento específico: o Laudo de Insalubridade.

Diferente da insalubridade, que depende da medição e da comprovação que há ultrapassagem do limite de tolerância, a periculosidade já é pré-determinada por lei. Ou seja, atividades que envolvem eletricidade e inflamáveis, por exemplo, já são encaradas como perigosas. Porém, o documento que vai oficializar que existem esses elementos naquele trabalho é o Laudo de Periculosidade.

Esfera previdenciária

Enquanto os documentos trabalhistas são fiscalizados pelo Ministério do Trabalho, os previdenciários são exigidos pelo INSS.

O Laudo Técnico das Condições do Ambiente do Trabalho (LTCAT) descreve o ambiente de trabalho e a exposição de agentes nocivos, e o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que é articulado com o anterior, descreve as atividades de trabalho, dados administrativos e histórico-laboral. Ambos são obrigatórios.

SESI é Top of Mind

Pelo quarto ano seguido, o SESI está entre os vencedores do Prêmio Top of Mind Proteção, na categoria “Entidades Prestadores de Serviço”. Cuide do seu colaborador trabalhando com quem é referência em SST. 
Fale agora com nossos especialistas pelo WhatsApp e conheça todos os nossos programas, laudos e avaliações.

">
Aulas de Robótica promovem metodologia de ensino dinâmica e interdisciplinar – Blog SESI de Saúde e Segurança
descer
SESI
Aulas de Robótica promovem metodologia de ensino dinâmica e interdisciplinar

É impressionante ver a naturalidade e o nível de entendimento de crianças de três anos com um smartphone na mão. Já considerados nativos digitais, eles fazem parte de uma geração que já nasceu com muitos avanços tecnológicos em casa, na rua e no shopping.

Então, seria incoerente a escola permanecer ensinando aos jovens com exatamente a mesma metodologia da época dos avós deles, não é mesmo?

O mundo mudou e a Escola SESI SENAI acompanha o novo ritmo e as condições de aprendizagem apresentados pelos alunos. Na nossa grade curricular, incorporamos a Robótica, que é uma atividade educacional baseada na metodologia Steam (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática).

Essas aulas permitem que os exercícios teóricos ganhem contornos reais e que o ensino seja mais interdisciplinar e dinâmico do que o formato tradicional de lousa e pincel.

Ao construir um robô com os kits de montagem, o aluno pode aprender sobre ângulos geométricos da Matemática,  gravidade, velocidade e aceleração de Física, montagem de engrenagens da área de Mecânica, planejamento de movimentos do robô do campo de Programação e circuitos movimentados por eletricidade de Elétrica.

Os benefícios da Robótica

Aulas práticas: em vez de decorar conceitos teóricos, os estudantes abandonam a posição passiva de escutar o conteúdo e se tornam protagonistas no processo de aprendizagem

Habilidades de trabalho em grupo: os protótipos são construídos com a colaboração de pequenas equipes, contribuindo para a desenvoltura social dos participantes

Criatividade para encontrar soluções: os estudantes são desafiados a elaborar soluções para os testes que não tiverem êxito

Raciocínio lógico: a montagem exige concentração e raciocínio para entender o encaixe de peças, identificar problemas e fazer planejamentos

Descoberta da carreira profissional

Pedro Henrique, de 15 anos, é um dos alunos da Escola SESI SENAI na Parangaba, em Fortaleza, que participa de torneios de robótica educacional. Na escola pública em que estudou até o 8º ano do Ensino Fundamental, o jovem não tinha ouvido falar sobre a disciplina; agora, no 1º ano do Ensino Médio, a prática o ajudou a encontrar seu caminho profissional e a fortalecer a paixão que tinha pela tecnologia.

“Eu vejo a robótica como uma oportunidade de testar minhas habilidades técnicas e sociais. Ela vai muito além das salas de aula ou dos robôs, ela ajudou a me encontrar e decidir o curso que quero levar para a minha vida. Hoje, eu sei que eu quero fazer Design Gráfico e foi a robótica que me permitiu chegar a essa certeza”, afirma o jovem, que descobriu na sala de aula ser craque em organização.

Programa pedagógico moderno

A Escola SESI SENAI tem uma metodologia inovadora que prepara os alunos para o mercado de trabalho com importante base de conhecimento, senso crítico e habilidades sociais.

Além da grade curricular tradicional e das aulas de Robótica, os alunos também aprendem as disciplinas de Inovação, Empreendedorismo e Educação para Valores. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas. Confira os editais pelo site!

SESI

Sobre o Autor: SESI

O blog corporativo do SESI Ceará surge como um instrumento de ligação com o público externo, no qual oferece seu conhecimento e expertise em Saúde e Segurança para a Indústria como fomento para a discussão de temas inerentes à área.
Comentar