É impressionante ver a naturalidade e o nível de entendimento de crianças de três anos com um smartphone na mão. Já considerados nativos digitais, eles fazem parte de uma geração que já nasceu com muitos avanços tecnológicos em casa, na rua e no shopping.
Então, seria incoerente a escola permanecer ensinando aos jovens com exatamente a mesma metodologia da época dos avós deles, não é mesmo?
O mundo mudou e a Escola SESI SENAI acompanha o novo ritmo e as condições de aprendizagem apresentados pelos alunos. Na nossa grade curricular, incorporamos a Robótica, que é uma atividade educacional baseada na metodologia Steam (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática).
Essas aulas permitem que os exercícios teóricos ganhem contornos reais e que o ensino seja mais interdisciplinar e dinâmico do que o formato tradicional de lousa e pincel.
Ao construir um robô com os kits de montagem, o aluno pode aprender sobre ângulos geométricos da Matemática, gravidade, velocidade e aceleração de Física, montagem de engrenagens da área de Mecânica, planejamento de movimentos do robô do campo de Programação e circuitos movimentados por eletricidade de Elétrica.
Os benefícios da Robótica
Aulas práticas: em vez de decorar conceitos teóricos, os estudantes abandonam a posição passiva de escutar o conteúdo e se tornam protagonistas no processo de aprendizagem
Habilidades de trabalho em grupo: os protótipos são construídos com a colaboração de pequenas equipes, contribuindo para a desenvoltura social dos participantes
Criatividade para encontrar soluções: os estudantes são desafiados a elaborar soluções para os testes que não tiverem êxito
Raciocínio lógico: a montagem exige concentração e raciocínio para entender o encaixe de peças, identificar problemas e fazer planejamentos
Descoberta da carreira profissional
Pedro Henrique, de 15 anos, é um dos alunos da Escola SESI SENAI na Parangaba, em Fortaleza, que participa de torneios de robótica educacional. Na escola pública em que estudou até o 8º ano do Ensino Fundamental, o jovem não tinha ouvido falar sobre a disciplina; agora, no 1º ano do Ensino Médio, a prática o ajudou a encontrar seu caminho profissional e a fortalecer a paixão que tinha pela tecnologia.
“Eu vejo a robótica como uma oportunidade de testar minhas habilidades técnicas e sociais. Ela vai muito além das salas de aula ou dos robôs, ela ajudou a me encontrar e decidir o curso que quero levar para a minha vida. Hoje, eu sei que eu quero fazer Design Gráfico e foi a robótica que me permitiu chegar a essa certeza”, afirma o jovem, que descobriu na sala de aula ser craque em organização.

Programa pedagógico moderno
A Escola SESI SENAI tem uma metodologia inovadora que prepara os alunos para o mercado de trabalho com importante base de conhecimento, senso crítico e habilidades sociais.
Além da grade curricular tradicional e das aulas de Robótica, os alunos também aprendem as disciplinas de Inovação, Empreendedorismo e Educação para Valores. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas. Confira os editais pelo site!