Qual é a diferença entre perigo e risco?
O perigo é um fator em potencial que pode causar danos à segurança do colaborador. A depender da interação desse fator com o ambiente, ele é apenas um perigo, ou pode se tornar um risco. 
Por exemplo, uma agulha dentro de um armário é um perigo, mas uma agulha esquecida no assento de uma cadeira é um risco.
Essa avaliação deve ser realizada por um profissional qualificado, como um técnico em segurança do trabalho.

Obrigatoriedade do PGR

Não são todas as empresas a serem obrigadas a elaborar o PGR. O Governo estabeleceu um tratamento diferenciado apenas para micro e pequenas empresas que apresentarem grau de risco 1 ou 2, com ausência de risco físico, químico e biológico. Exclusivamente nesses casos, o PGR é substituído pela Declaração de Inexistência de Riscos (DIR).

Esse grau de risco é calculado e estabelecido pelo Ministério do Trabalho em uma escala de 1 a 4, com base na atividade econômica e no número de acidentes de trabalho registrados por setor.

A relevância do PGR para o eSocial

A fiscalização do PGR fica a cargo do auditor fiscal do trabalho, porque esse é um documento da esfera trabalhista. A princípio, ele não é exigido para o eSocial.

No eSocial, o documento responsável por informar os riscos do trabalho é o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), muito semelhante ao PGR, porém seu escopo é previdenciário/tributário.

Caso a Receita Federal detecte inconsistências nos dados reportados, sua empresa pode cair na malha fiscal digital tributária. Então, a Receita amplia o leque de investigação para outros documentos que não eram solicitados inicialmente, entre eles o PGR.

Escolha quem é referência em SST

Planeje e implemente medidas de SST eficazes na sua empresa com os serviços do SESI! Oferecemos programas, laudos e avaliações para garantir a saúde e a segurança que o seu colaborador precisa. Pelo quarto ano seguido, fomos um dos vencedores do Prêmio Top of Mind Proteção, na categoria “Entidades Prestadores de Serviços”.

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Aulas de Robótica promovem metodologia de ensino dinâmica e interdisciplinar – Blog SESI de Saúde e Segurança
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Aulas de Robótica promovem metodologia de ensino dinâmica e interdisciplinar

É impressionante ver a naturalidade e o nível de entendimento de crianças de três anos com um smartphone na mão. Já considerados nativos digitais, eles fazem parte de uma geração que já nasceu com muitos avanços tecnológicos em casa, na rua e no shopping.

Então, seria incoerente a escola permanecer ensinando aos jovens com exatamente a mesma metodologia da época dos avós deles, não é mesmo?

O mundo mudou e a Escola SESI SENAI acompanha o novo ritmo e as condições de aprendizagem apresentados pelos alunos. Na nossa grade curricular, incorporamos a Robótica, que é uma atividade educacional baseada na metodologia Steam (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática).

Essas aulas permitem que os exercícios teóricos ganhem contornos reais e que o ensino seja mais interdisciplinar e dinâmico do que o formato tradicional de lousa e pincel.

Ao construir um robô com os kits de montagem, o aluno pode aprender sobre ângulos geométricos da Matemática,  gravidade, velocidade e aceleração de Física, montagem de engrenagens da área de Mecânica, planejamento de movimentos do robô do campo de Programação e circuitos movimentados por eletricidade de Elétrica.

Os benefícios da Robótica

Aulas práticas: em vez de decorar conceitos teóricos, os estudantes abandonam a posição passiva de escutar o conteúdo e se tornam protagonistas no processo de aprendizagem

Habilidades de trabalho em grupo: os protótipos são construídos com a colaboração de pequenas equipes, contribuindo para a desenvoltura social dos participantes

Criatividade para encontrar soluções: os estudantes são desafiados a elaborar soluções para os testes que não tiverem êxito

Raciocínio lógico: a montagem exige concentração e raciocínio para entender o encaixe de peças, identificar problemas e fazer planejamentos

Descoberta da carreira profissional

Pedro Henrique, de 15 anos, é um dos alunos da Escola SESI SENAI na Parangaba, em Fortaleza, que participa de torneios de robótica educacional. Na escola pública em que estudou até o 8º ano do Ensino Fundamental, o jovem não tinha ouvido falar sobre a disciplina; agora, no 1º ano do Ensino Médio, a prática o ajudou a encontrar seu caminho profissional e a fortalecer a paixão que tinha pela tecnologia.

“Eu vejo a robótica como uma oportunidade de testar minhas habilidades técnicas e sociais. Ela vai muito além das salas de aula ou dos robôs, ela ajudou a me encontrar e decidir o curso que quero levar para a minha vida. Hoje, eu sei que eu quero fazer Design Gráfico e foi a robótica que me permitiu chegar a essa certeza”, afirma o jovem, que descobriu na sala de aula ser craque em organização.

Programa pedagógico moderno

A Escola SESI SENAI tem uma metodologia inovadora que prepara os alunos para o mercado de trabalho com importante base de conhecimento, senso crítico e habilidades sociais.

Além da grade curricular tradicional e das aulas de Robótica, os alunos também aprendem as disciplinas de Inovação, Empreendedorismo e Educação para Valores. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas. Confira os editais pelo site!

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Sobre o Autor: SESI

O blog corporativo do SESI Ceará surge como um instrumento de ligação com o público externo, no qual oferece seu conhecimento e expertise em Saúde e Segurança para a Indústria como fomento para a discussão de temas inerentes à área.
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