ela ajudou a me encontrar e decidir o curso que quero levar para a minha vida. Hoje, eu sei que eu quero fazer Design Gráfico e foi a robótica que me permitiu chegar a essa certeza", afirma o jovem, que descobriu na sala de aula ser craque em organização.

Programa pedagógico moderno

A Escola SESI SENAI tem uma metodologia inovadora que prepara os alunos para o mercado de trabalho com importante base de conhecimento, senso crítico e habilidades sociais.

Além da grade curricular tradicional e das aulas de Robótica, os alunos também aprendem as disciplinas de Inovação, Empreendedorismo e Educação para Valores. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas. Confira os editais pelo site!

">
5 cuidados que todo estudante precisa ter com sua saúde mental – Blog SESI de Saúde e Segurança
descer
SESI
5 cuidados que todo estudante precisa ter com sua saúde mental

Você sabia que a pandemia impactou diretamente a saúde mental dos estudantes? Além disso, 56% dos alunos brasileiros estão estressados pela alta carga horária de estudos. Em 2018, o Brasil ocupava o segundo lugar no ranking de 180 países pesquisados no que diz respeito a ansiedade. 

Diante disso, a pergunta que não quer calar é: como equilibrar vida pessoal, estudantil e até mesmo a profissional dos nossos estudantes?

O período da infância para o Ensino Médio passa em um piscar de olhos. E nessa correria, vários problemas aparecem como, por exemplo, escolher uma profissão antes dos 17 anos. Para manter o equilíbrio, é preciso seguir algumas dicas. E é justamente sobre isso que falaremos neste artigo. 

Abaixo você vai conferir algumas ações para tornar o dia a dia mais benéfico, com qualidade de vida, sem deixar de lado o estudo, o lazer e as outras responsabilidades. Vamos conferir?! 

Fazer “nada” também é importante

No mundo corrido que estamos vivendo, fazer “nada” é algo julgado por muitas pessoas. Mas, não deveria ser assim. Afinal, fazer “nada” também é importante para o cérebro e você não deve se sentir culpado por isso. 

Claro que é necessário cautela até mesmo nos momentos de descanso. A dica é que você, após um dia longo de estudo, tire pelo menos uma hora para relaxar, sem se cobrar por isso. 

Lembre-se que a criatividade é fruto do descanso da sua mente e não do excesso de atividades. 

Invista em autoconhecimento 

O autoconhecimento é uma verdadeira ferramenta para a felicidade, uma vez que ajuda as pessoas a lidarem com os acontecimentos que aparecem em suas vidas.

Quando você conhece a si mesmo, você aprende a reagir de uma maneira mais tranquila diante dos problemas que aparecem, sem prejudicar sua saúde mental e física. Apenas se lembre que isso tudo é um processo e que nem sempre tudo vai fluir de forma perfeita. 

Mesmo assim, esse caminho é importante e precisa ser percorrido para você ter estabilidade e serenidade para enfrentar os desafios diários. Para melhorar o autoconhecimento, você pode fazer boas leituras, fazer Ioga, meditação e etc. 

Organize as horas que você irá se dedicar aos estudos 

Você pode também montar uma grade de disciplinas com as horas determinadas e deixá-la em um local visível. Pode colocar em uma folha e pregá-la na parede em frente a sua mesa de estudos, pode colocar em uma cartolina ou fixar em um quadro.

Organizando a sua semana e a quantidade de tempo que você precisa para estudar cada matéria, fica mais fácil cumprir com o combinado. Fora isso, será possível que você veja quais são as horas livres para incluir uma atividade de lazer ou até mesmo o descanso merecido que citamos na dica 1. 

Busque um psicólogo

A boa saúde mental está associada a sua serenidade e bem-estar. Nem sempre ela possui uma ligação com alguma doença psíquica neurológica.

Por isso, caso você tenha picos de ansiedade ou esteja travando batalhas para conseguir ter bem-estar, procure ajuda. E mesmo que o dinheiro esteja curto, saiba que o SESI pode te ajudar. Clique aqui e saiba como. 

Pratique atividades físicas e tenha uma boa alimentação

A prática de atividades físicas não serve apenas para o seu corpo, mas também para sua mente. Por meio dela, você elimina toxinas, reflete e rever prioridades e conceitos. 

Você pode tirar alguns minutinhos pela manhã, antes de começar o dia para cuidar do seu corpo. Isso fará bem, irá promover um bom relacionamento com as pessoas que você ama, vai estimular a motivação, felicidade e também produtividade. 

Além disso, cuide da sua alimentação. Uma mente saudável precisa de um corpo bem cuidado. Mas, você também não deve se forçar a comer o que não gosta. Procure alimentos saudáveis e que irão trazer mais disposição para seu dia a dia. 

Essas são apenas algumas dicas de saúde mental dentre as muitas que existem para que você implemente no seu dia a dia. Comece a colocá-las em prática hoje mesmo e, aos poucos, você vai perceber os benefícios e impactos que elas trarão para seu corpo e mente.

SESI

Sobre o Autor: SESI

O blog corporativo do SESI Ceará surge como um instrumento de ligação com o público externo, no qual oferece seu conhecimento e expertise em Saúde e Segurança para a Indústria como fomento para a discussão de temas inerentes à área.
Comentar